Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Procon Goiás orienta consumidor em promoção, saldão e liquidação - Jornal Brasil em Folhas
Procon Goiás orienta consumidor em promoção, saldão e liquidação


Janeiro é o mês das promoções. Muitas lojas estão anunciando seus produtos e serviços com um “descontão”, os conhecidos “saldões” e promoções especiais com preços tentadores. O Procon Goiás orienta que, neste momento, a pesquisa de preços para conhecimento se de fato o desconto anunciado é real, assim como a análise da necessidade da compra e da capacidade de pagamento sem endividamento do consumidor, deve preceder a negociação e compra de produtos e serviços.

Também deve ser considerada a qualidade do produto e suas especificidades. Outros cuidados que podem evitar aborrecimentos são: conferir as informações contidas na embalagem, testar as funções e saber sobre a política de troca do lojista.

Veja as principais dicas:

- Pesquise o preço dos produtos pelas diversas formas: internet, catálogos, folders, material publicitário das lojas, etc. A pesquisa é a melhor forma de saber se de fato o produto está em promoção ou se o preço está mascarado.

- Avalie a real necessidade do produto, mesmo que ele esteja com preço bem mais em conta. Afinal, de nada adianta a suposta economia adquirindo produtos por impulso e sem necessidade. Cuidado com o desequilíbrio financeiro posteriormente!

- Conhecendo os preços e constatando que o desconto é real, verifique a qualidade da mercadoria. Observe se não está com vícios. Se possível, faça o teste de funcionamento na hora. Leia a embalagem e verifique todas as informações.

- Informe sobre a política de troca da loja. Geralmente, os lojistas não trocam produtos em promoção, e, se trocarem, veja o quantitativo dos itens que ainda estarão expostos à venda.

É importante lembrar que o lojista não tem obrigação legal de devolver diferença do valor de mercadoria na troca. Troca-se o produto por um de igual valor. Caso o consumidor se interesse num produto de valor superior, ele deverá pagar a diferença.

Atenção: há casos em que os produtos estão com preços promocionais em virtude de apresentarem vícios, como arranhões em eletrodomésticos, manchas em peças de vestuário, produtos do mostruário, etc. Nestes casos, o consumidor tem que ser avisado desta condição e o lojista constar por escrito na nota fiscal ou outro documento. Do contrário o consumidor tem o direito da troca.

Mercadorias a serem entregues pelos lojistas no endereço residencial do consumidor devem ser conferidas no momento do recebimento. Caso haja alguma irregularidade, devolva imediatamente, descrevendo os problemas na nota de devolução. O detalhamento pode ser muito útil no futuro.
Tudo que for anunciado (material publicitário, folders, rádio, televisão) pelos lojistas deve ser cumprido, ou seja, o consumidor tem direito de aquisição do produto e serviço conforme anunciados.

Produtos com vícios

Quanto aos produtos que apresentarem vícios, mesmo em promoção, o art. 18 do Código de defesa do consumidor dispõe que os eletrodomésticos e eletrônicos que apresentarem vícios serão encaminhados à assistência técnica, e deverão ser reparados em até 30 dias. Caso o problema não seja solucionado, deverão ser substituídos por outro, devolvido o valor monetariamente corrigido ou abatido o valor, a escolha do consumidor. Todavia, quando se trata de produtos promocionais, tenha muita atenção, o preço pode estar mais em conta devido a uma condição específica daquele produto, mas o consumidor deve ser informado desta condição, antes de realizada a compra.

Compras Online

Quanto aos produtos comercializados por meio da internet, mesmos aqueles com preços promocionais, devem ser observados o exercício do direito do arrependimento no prazo de sete dias, contados da data do recebimento da mercadoria. Não há necessidade de nenhuma justificativa para a devolução.

O consumidor que constatar qualquer irregularidade ou abuso, pode denunciar ao Procon Goiás, por meio do disque denúncia 151 ou (62) 3201-7100 e ainda na sede do órgão de defesa do consumidor, que fica na Rua 8, nº 242, no Centro, e em todos os postos de atendimento, instalados nas agências Vapt Vupt. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212