Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Programas do HUGOL já interagiram com mais de 29 mil pessoas - Jornal Brasil em Folhas
Programas do HUGOL já interagiram com mais de 29 mil pessoas


Atuar na educação em saúde da comunidade da Região Noroeste é uma das ações contínuas realizadas pelo HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira desde 2016. De lá para cá, o hospital, por meio de seus programas institucionais PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, HUGOL na Comunidade e HUGOL nas Escolas, já interagiu com 29.349 pessoas, realizando orientações ou procedimentos de saúde. Saiba mais sobre cada um desses programas.


PARE

O PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação. Como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade.

Com a mensagem principal da campanha: “Um PARE pela vida”, a unidade está conscientizando as pessoas através dos alertas pedindo que: “PARE de beber e dirigir”; “PARE de fazer ultrapassagens arriscadas”; “PARE de dirigir em alta velocidade”; dentre outros temas, nas rodovias próximas ao hospital e em via pública da Região Noroeste, geralmente cruzamentos com alto índice de acidentes. Desde 2016, até junho de 2017, o hospital promoveu nove ações no trânsito, que resultaram na orientação de 20.307 motoristas.


PARE Pacientes

Em continuidade ao programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o trânsito – PARE promovido pelo HUGOL, foi iniciada ação voltada especificamente para a conscientização dos pacientes vítimas de acidente de trânsito internados no hospital. De agosto a dezembro de 2017, 503 pacientes e acompanhantes participaram da ação, capacitados enquanto multiplicadores de um trânsito sem mortes, pedindo “um PARE pela vida”.

A equipe faz uma avaliação prévia com as vítimas de acidentes de trânsito, coletando dados sobre as pessoas e o motivo de sua internação, convidando-as a participarem do PARE. Em seguida, os profissionais da terapia ocupacional promovem atividades construtivas em grupo com os pacientes e acompanhantes nas enfermarias de internação, inicialmente na ortopedia/traumatologia, ala que concentra maior percentual de pessoas nesse perfil.


HUGOL na Comunidade

A segunda edição do evento de responsabilidade social, saúde, cidadania e diversão foi promovida no dia 8 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo e realizou 4.610 procedimentos, mais que o dobro do primeiro ano. O evento contou com o apoio de mais de 200 voluntários, dentre colaboradores do hospital, acadêmicos da área da saúde e profissionais de empresas e instituições parceiras. Em pesquisa desenvolvida com os participantes do evento, foi constatado um índice de satisfação de 99%, considerando os que avaliaram o HUGOL na Comunidade como “ótimo” e “bom”. A pesquisa também questionou as atividades que os moradores mais gostaram, sendo as três primeiras: HiperDia – aferição de pressão arterial e teste de glicemia (29%), avaliação nutricional (11%) e entretenimento (10%).

O 1º HUGOL na Comunidade aconteceu no dia 30 de abril de 2016 e realizou 1.847 atendimentos, graças ao apoio de 300 voluntários, entre acadêmicos e profissionais da saúde, artistas – palhaços e músicos – e parceiros de empresas e instituições, no Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus. Os moradores da comunidade participaram de uma pesquisa na saída do evento para avaliar a ação (concedendo uma nota de 1 a 5) e também sugerir temas para uma próxima atividade. A nota média de análise positiva foi 97% (respostas 4 e 5, significando bom e ótimo, respectivamente).


HUGOL nas Escolas

O “HUGOL nas Escolas” compõe o programa maior de atividades de responsabilidade social e educação em saúde, “HUGOL na Comunidade”, e também faz parte do programa “PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito”.

Esse programa existe desde setembro de 2016, com o intuito de atuar na conscientização das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para reconhecer riscos e, assim, agir de forma preventiva para evitar acidentes. O programa já orientou 2.082 alunos (setembro/16 a dezembro/17) nas escolas estaduais da Região Noroeste com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

A palestra ministrada nessa primeira fase utilizou um método interativo, ao instigar que os próprios alunos identificassem os possíveis riscos dentro dos ambientes da casa, rua e lazer, com a orientação de um profissional de saúde do HUGOL. Nos colégios que já assistiram a essa aula, foi iniciado o segundo ciclo de orientações do programa, com o tema de Primeiros Socorros, orientando os alunos para agir em ocorrências como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras, engasgamentos, dentre outras. Apesar das peculiaridades de cada tipo de vítima, a dica geral é se certificar de que o local está seguro, evitando que ocorram mais acidentes, e acionar a emergência imediatamente.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212