Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Programas do HUGOL já interagiram com mais de 29 mil pessoas - Jornal Brasil em Folhas
Programas do HUGOL já interagiram com mais de 29 mil pessoas


Atuar na educação em saúde da comunidade da Região Noroeste é uma das ações contínuas realizadas pelo HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira desde 2016. De lá para cá, o hospital, por meio de seus programas institucionais PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, HUGOL na Comunidade e HUGOL nas Escolas, já interagiu com 29.349 pessoas, realizando orientações ou procedimentos de saúde. Saiba mais sobre cada um desses programas.


PARE

O PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação. Como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade.

Com a mensagem principal da campanha: “Um PARE pela vida”, a unidade está conscientizando as pessoas através dos alertas pedindo que: “PARE de beber e dirigir”; “PARE de fazer ultrapassagens arriscadas”; “PARE de dirigir em alta velocidade”; dentre outros temas, nas rodovias próximas ao hospital e em via pública da Região Noroeste, geralmente cruzamentos com alto índice de acidentes. Desde 2016, até junho de 2017, o hospital promoveu nove ações no trânsito, que resultaram na orientação de 20.307 motoristas.


PARE Pacientes

Em continuidade ao programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o trânsito – PARE promovido pelo HUGOL, foi iniciada ação voltada especificamente para a conscientização dos pacientes vítimas de acidente de trânsito internados no hospital. De agosto a dezembro de 2017, 503 pacientes e acompanhantes participaram da ação, capacitados enquanto multiplicadores de um trânsito sem mortes, pedindo “um PARE pela vida”.

A equipe faz uma avaliação prévia com as vítimas de acidentes de trânsito, coletando dados sobre as pessoas e o motivo de sua internação, convidando-as a participarem do PARE. Em seguida, os profissionais da terapia ocupacional promovem atividades construtivas em grupo com os pacientes e acompanhantes nas enfermarias de internação, inicialmente na ortopedia/traumatologia, ala que concentra maior percentual de pessoas nesse perfil.


HUGOL na Comunidade

A segunda edição do evento de responsabilidade social, saúde, cidadania e diversão foi promovida no dia 8 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo e realizou 4.610 procedimentos, mais que o dobro do primeiro ano. O evento contou com o apoio de mais de 200 voluntários, dentre colaboradores do hospital, acadêmicos da área da saúde e profissionais de empresas e instituições parceiras. Em pesquisa desenvolvida com os participantes do evento, foi constatado um índice de satisfação de 99%, considerando os que avaliaram o HUGOL na Comunidade como “ótimo” e “bom”. A pesquisa também questionou as atividades que os moradores mais gostaram, sendo as três primeiras: HiperDia – aferição de pressão arterial e teste de glicemia (29%), avaliação nutricional (11%) e entretenimento (10%).

O 1º HUGOL na Comunidade aconteceu no dia 30 de abril de 2016 e realizou 1.847 atendimentos, graças ao apoio de 300 voluntários, entre acadêmicos e profissionais da saúde, artistas – palhaços e músicos – e parceiros de empresas e instituições, no Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus. Os moradores da comunidade participaram de uma pesquisa na saída do evento para avaliar a ação (concedendo uma nota de 1 a 5) e também sugerir temas para uma próxima atividade. A nota média de análise positiva foi 97% (respostas 4 e 5, significando bom e ótimo, respectivamente).


HUGOL nas Escolas

O “HUGOL nas Escolas” compõe o programa maior de atividades de responsabilidade social e educação em saúde, “HUGOL na Comunidade”, e também faz parte do programa “PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito”.

Esse programa existe desde setembro de 2016, com o intuito de atuar na conscientização das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para reconhecer riscos e, assim, agir de forma preventiva para evitar acidentes. O programa já orientou 2.082 alunos (setembro/16 a dezembro/17) nas escolas estaduais da Região Noroeste com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

A palestra ministrada nessa primeira fase utilizou um método interativo, ao instigar que os próprios alunos identificassem os possíveis riscos dentro dos ambientes da casa, rua e lazer, com a orientação de um profissional de saúde do HUGOL. Nos colégios que já assistiram a essa aula, foi iniciado o segundo ciclo de orientações do programa, com o tema de Primeiros Socorros, orientando os alunos para agir em ocorrências como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras, engasgamentos, dentre outras. Apesar das peculiaridades de cada tipo de vítima, a dica geral é se certificar de que o local está seguro, evitando que ocorram mais acidentes, e acionar a emergência imediatamente.

 

Últimas Notícias

Chega a 73 o número de mortos em explosão no México; feridos somam 74
Forte terremoto de magnitude 6,7 atinge o Chile
Mais de 150 imigrantes se afogam no Mar Mediterrâneo
Brasil e Europa vão ser interligados por novo cabo submarino
Acordo para mudar nome da Macedônia gera protestos em Atenas
Ghosn está disposto a aceitar qualquer condição para obter fiança
Bombeiros buscam pessoa desaparecida depois de tromba dágua no Rio
Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 38 milhões na quarta-feira

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212