Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Saúde lança planejamento estratégico da OS Agir para 2018/2019 - Jornal Brasil em Folhas
Saúde lança planejamento estratégico da OS Agir para 2018/2019


Um Sistema Único de Saúde (SUS) inclusivo, resolutivo e com a finalidade de aperfeiçoar os mecanismos de gestão, foi o que o Secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, lançou nesta terça-feira, dia 9, junto com a organização social Agir – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação: o Planejamento Estratégico para o biênio de 2018/2019 da organização social e das unidades estaduais de saúde sob sua gestão, Crer – Centro Estadual de Readaptação e Readaptação Dr. Henrique Santillo; HDS- Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta; e Hugol– Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira.

Leonardo Vilela, também representando o governador Marconi Perillo, ressaltou em seu discurso que “a responsabilidade da Agir é muito grande, porque ela, com todos os seus colaboradores, foi quem promoveu uma mudança no conceito da saúde pública de Goiás, que passou a ter qualidade e que nada fica devendo à saúde prestada pelos hospitais privados e filantrópicos e, em muitos casos, ultrapassa esse nível, e é isso que nós queremos para Goiás. Capitaneados pela Agir, que acaba sendo uma referência para as demais organizações sociais, nós temos hoje uma saúde pública que é referência para o Brasil inteiro. É isso que a sociedade goiana espera de nós”.

O superintendente Executivo da Agir, Sérgio Daher, explanou que “ao lançar o Planejamento Estratégico da organização social e unidades, para o biênio 2018 – 2019, reafirmamos o compromisso em aprimorar as boas práticas de gestão, intensificar o cumprimento das normas estabelecidas pelas instituições reguladoras, promover ensino e pesquisa e zelar pelos valores universais do SUS. Estamos diante de mais uma grande oportunidade de melhoria e otimização dos nossos processos com reflexos diretos na valorização do ser humano e em especial dos nossos pacientes enquanto cerne da nossa existência”.

Para a construção do Planejamento Estratégico, a Agir contou com a parceria da MB Consultoria, que apoiou as unidades na elaboração da identidade organizacional e do mapa estratégico. Marx Alexandre Gabriel, diretor da empresa de consultoria, narrou que o planejamento foi fundamentado nos conceitos do Balanced Scorecard (BSC) dos autores Kaplan e Norton e nas Cinco Forças Competitivas de Porter, que são as principais metodologias para a gestão de objetivos estratégicos na atualidade.

“Para a construção do Planejamento Estratégico, a Agir e os colaboradores das unidades Crer, HDS e Hugol se mostraram comprometidos e engajados, apresentando um altíssimo grau de qualidade em seus indicadores. Sem dúvida, a Agir, enquanto administradora desses hospitais, está um passo à frente na gestão de hospitais públicos no Estado”.

Identidade organizacional
A identidade organizacional é o que norteia a instituição sobre sua razão de ser, aonde quer chegar e quais são suas bases para alcançar esses objetivos. “A metodologia aplicada nos permitiu reformular as identidades organizacionais, com conceitos de missão, visão e valores, além de traçar objetivos, metas e indicadores orientados à missão da Secretaria da Saúde de Goiás, e aos contratos praticados, e que certamente nos conduzirão ainda mais longe, com segurança, foco, interatividade e respeito às políticas públicas”, explica Sérgio Daher.

Conforme o termo de compromisso de execução pactuado entre a organização social e a SES/GO, assinado pela superintendência executiva da Agir, diretores das unidades e secretário da Saúde, as identidades organizacionais são:

Agir – “Promover soluções em gestão e gerenciamento para o setor de saúde” para “ser referência nacional em gestão de saúde” com “pioneirismo, humanização, inovação, comprometimento, competência, transparência e ética”.

Crer – “Oferecer assistência à saúde da pessoa com deficiência, fundamentada no ensino e pesquisa” para “ser referência nacional em reabilitação com gestão sustentável” com “competência, responsabilidade, ética e renovação.

HDS – “Oferecer assistência ambulatorial especializada aos usuários do SUS e assistência integral aos pacientes residentes” para “ser reconhecido como uma unidade de referência estadual em atenção humanizada ao idoso e às pessoas com doenças crônicas”, com “ética, humanização, responsabilidade, transparência e qualidade”.

Hugol – “Oferecer assistência humanizada e de referência em urgência e emergência aos usuários do SUS, fundamentada no ensino e pesquisa” para “ser reconhecido nacionalmente no atendimento em urgência e emergência de média e alta complexidade” com “humanização, transparência, responsabilidade, ética, inovação e qualidade”.

Qualidade
O superintendente Executivo da Agir explicou ainda que “os hospitais estaduais Crer HDS e Hugol se destacam por oferecer um elevado padrão de atendimento à população. Os avanços constantes são provenientes de práticas modernas de gestão, e investimentos em ferramentas com foco em qualidade. Somos case de sucesso no âmbito nacional, nos processos de acreditação ONA, certificação ISO e implementação da metodologia Lean”.

De acordo com o secretário da Saúde de Goiás, os resultados apresentados pelo Hugol no que tange à implementação da metodologia Lean foram os melhores dentre as demais unidades participantes do projeto. “Mais recentemente, nós vimos que a AGIR não tem se contentado em aceitar aquele patamar que já atingiu, procurando um aperfeiçoamento contínuo. Em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, pudemos acompanhar a apresentação dos resultados da metodologia Lean no Hugol, indubitavelmente os melhores resultados. Isso me deixa feliz e consciente de que estamos no caminho certo”, conclui Leonardo Vilela.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212