Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Guterres destaca compromisso total de governo colombiano e Farc com a paz - Jornal Brasil em Folhas
Guterres destaca compromisso total de governo colombiano e Farc com a paz


O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, destacou neste domingo o compromisso total do governo da Colômbia e da ex-guerrilha das Farc na construção da paz, após a assinatura de um acordo para dar fim a um conflito armado de meio século.

Um processo de construção da paz não é fácil (...), tem imperfeições, atrasos, mas o que ficou muito claro para mim foi o compromisso total do governo e das Farc com a construção da paz, disse o secretário durante uma visita a uma zona de reintegração de ex-combatentes da poderosa ex-guerrilha.

Guterres, que conclui neste domingo uma visita de dois dias para apoiar os esforços de paz na Colômbia, destacou a coragem das duas partes em dar fim a um confronto armado que, em meio século, deixou 8 milhões de vítimas entre mortos, deslocados e desaparecidos.

O secretário-geral se referiu às denúncias de descumprimentos estatais feitas pelas Farc, já desarmadas e transformadas em partido político. Seus líderes se reuniram com Guterres no sábado, em Bogotá.

Independentemente de todas as dificuldades, de todos os problemas, de todos os atrasos, de todas as imperfeições, este compromisso é um fato histórico, não apenas para a Colômbia e para a América Latina, mas para o mundo, onde, infelizmente, tanto conflitos continuam, acrescentou.

Guterres foi acompanhado de representantes do governo, da comunidade e da ONU na Colômbia, que verificam o pacto, a Mesetas, no departamento de Meta (centro).

Os líderes do agora partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc) denunciaram a Guterres que, em sua opinião, o acordo assinado em 2016 teve renegociações no Congresso que levaram à desfiguração do texto e do espírito do que foi acordado.

Eles também questionaram faltar entregas de terras para ex-combatentes, a ausência de recursos para a elaboração de projetos produtivos e variações no sistema de Justiça especial estabelecido no acordo, entre outros.

Guterres se reuniu, neste sábado, com o presidente Juan Manuel Santos, a quem reiterou o apoio internacional aos seus esforços de dar fim ao último conflito armado da América.

Mas sua chegada acontece no momento da maior crise nas negociações entre o governo e o Exército de Libertação Nacional (ELN), última guerrilha do país.

O grupo lançou uma ofensiva na quarta-feira, horas após o fim de uma trégua bilateral, no mesmo dia de início da quinta rodada de negociações, o que levou Santos a suspender a retomada do diálogo.

 

Últimas Notícias

Saúde libera recursos para atender moradores da região de Brumadinho
Justiça determina prisão preventiva de acusado de espancar paisagista
Irmão de mulher espancada diz que ainda está chocado com a violência
Flamengo pede mais prazo para decidir sobre indenização de vítimas
Profissionais que atuaram em Brumadinho serão monitorados
Auditores descobrem 158 Kg de cocaína na fronteira com a Bolívia
Governo determina medidas de precaução para barragens em todo o país
Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212