Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


12 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Revista Brasil tem edição especial sobre 8º Fórum Mundial da Água - Jornal Brasil em Folhas
Revista Brasil tem edição especial sobre 8º Fórum Mundial da Água


O 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 18 a 23 de março, em Brasília, foi tema de edição especial do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional neste sábado (27). A 50 dias do evento, o programa foi transmitido de estúdio móvel montado às margens do Lago Paranoá, no Pontão do Lago Sul, pelos jornalistas Walter Lima e Estevão Damazio.

Entre os convidados, o diretor-executivo do fórum, Ricardo Andrade, destacou que o grande legado que o evento vai deixar é o conhecimento. “A nossa expectativa é que fique marcado nas pessoas a importância do uso consciente da água. Segundo Andrade, além de mostrar as soluções que tem adotado para enfrentar especialmente a falta dágua em algumas regiões, o Brasil também poderá aprender com novas experiências.
Brasília - O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, o diretor de Gestão da Ana, Ricardo Andrade, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e a diretora da EBC, Cristiane Samarco, durante programa Rádio Nacional

O presidente da Caesb, Maurício Luduvice, o diretor de Gestão da Ana, Ricardo Andrade, o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, e a diretora da EBC, Cristiane Samarco Wilson Dias/Agência Brasil

Uma das novidades desta edição do Fórum Mundial da Água será a participação da população e do Poder Judiciário. “Está foi uma das condições para o Brasil sediar o Fórum”, explicou Ricardo Andrade. Para envolver o público ele acrescentou que será montada uma Vila Cidadã onde haverá uma mostra de cinema com exibições de longas e curta-metragem que tem a água como tema principal. A Vila também terá um mercado de soluções com estandes onde serão apresentadas soluções para o tema água. A programação para o público também se estenderá pela noite com várias apresentações culturais.

Brasília sediará o evento em meio a maio uma crise hídrica da sua história, o que, para o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal – ADASA, Paulo Salles, é muito bom para motivar a população a participar das discussões. A capital federal adotou o sistema de racionamento de água há pouco mais de um ano e, apesar do bom índice de chuva na região nos últimos meses, as autoridades disseram que só após o fim do período chuvoso, será possível dizer se o Distrito Federal continuará ou não adotando as medidas.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou do debate por telefone e ressaltou que envolver a cidade na discussão sobre proteção às nascentes e garantia do uso eficiente água é muito importante para que haja um salto de qualidade na relação da cidade com a água.

Educação

O Revista Brasil também destacou o projeto “Plantando Água, uma atuação na microbacia do Ipê”, desenvolvido pelo Centro Educacional Agrourbano Ipê, do Riacho Fundo (DF). A inciativa, idealizada pelo professor de biologia Leonardo Hatano e por alunos da escola, já recebeu vários prêmios e foi finalista do prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas. A pretensão do projeto é envolver a escola e a comunidade na criação de uma rede de proteção da área da Granja do Ipê, com ações de educação ambiental e implantação de agroflorestas.

O programa contou com a participação das cantoras Dhi Ribeiro (samba) e Célia Porto (MPB, de Brasília. Elas escolheram um repertório de clássicos que trazem a água como tema. Dhi interpretou primeiro Conto de Areia, de Clara Nunes e Célia Porto, Riacho do Navio, de Dominguinhos.

Histórico

Com edições a cada três anos, o Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. É uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à a água para facilitar sua conservação.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília escolhida como cidade sede do evento. Esta será a primeira vez que o Fórum ocorre no Hemisfério Sul. Até agora representantes de 120 países já confirmaram presença.

As inscrições para pagantes já estão abertas no site oficial do evento. Segundo os organizadores, em breve estarão disponíveis as inscrições para acesso gratuito.

Edição: Maria Claudia

 

Últimas Notícias

Justiça condena funcionários por fraude na tragédia de Nova Friburgo
Jornalista e radialista Laerte Junior morre aos 52 anos
Prazo para consolidar dívidas do Refis começa nesta segunda
Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
Receita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018
Intenção de investimentos da indústria cresce 4,4 pontos
Mercado reduz estimativa de inflação pela sétima vez
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro

MAIS NOTICIAS

 

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
 
 
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro
 
 
Diálogo Brasil debate projeto Escola sem Partido
 
 
Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social
 
 
Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus
 
 
ONG homenageia policiais militares mortos no estado do Rio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212