Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Oposição síria boicotará encontro de Sochi - Jornal Brasil em Folhas
Oposição síria boicotará encontro de Sochi


A oposição ao regime de Bashar al Assad anunciou nesta sexta-feira à noite que boicotará o congresso sobre a Síria organizado pela Rússia em Sochi, após uma infrutífera rodada de negociações, supervisionada pela ONU em Viena.

O CNS anuncia seu boicote à conferência de Sotchi à qual a Rússia nos convida nos dias 29 e 30, informou em sua conta do Twitter, em árabe, o Comitê para as Negociações Sírias (CNS), que reúne os principais grupos de oposição ao regime de Assad.

O CNS dará no sábado de manha uma entrevista coletiva em Viena para explicar sua decisão, depois de dois dias de negociações com a ONU na capital austríaca que, como as oito sessões anteriores celebradas desde 2015, não permitiram qualquer avanço significativo.

Compartilho a imensa frustração de milhões de sírios, no interior e no exterior do país, diante da falta de uma solução política até a data, reconheceu, visivelmente abatido, o emissário da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que supervisiona o processo.

Mais uma vez, não houve nenhum encontro direto entre a oposição e os representantes do regime, e os delegados falaram separadamente com Mistura.

Para participar no encontro em Sochi, o CNS exigia primeiro que Damasco fizesse concessões durante as negociações em Viena. A ONU havia decidido centrar essas negociações na abordagem constitucional, que é um assunto menos sensível do que a questão das eleições, que obrigaria a debater o futuro do presidente Assad.

No entanto, o negociador do regime, Bashar al Jaafari, acusou, nessa sexta-feira, Washington e seus aliados franceses, britânicos, sauditas e jordanianos de matar o processo político em um rascunho de projeto que prevê, entre outras coisas, uma redução dos poderes do presidente sírio.

É humor negro que países que participaram no banho de sangue do povo sírio pretendam falar de uma solução política e do futuro da Síria, declarou à imprensa.

Mistura lembrou o compromisso da ONU com a aplicação completa de sua resolução 2254, que prevê a adoção de uma nova Constituição e a organização de eleições livres.

- Participação da ONU -

Paralelamente às negociações auspiciadas pelas Nações Unidas, a Rússia promove desde o ano passado negociações das quais participam Irã e Turquia.

Nesse contexto, a Rússia convidou aproximadamente 1.600 pessoas a um congresso de paz na cidade de Sochi, no mar Negro, para fechar um acordo sobre uma Constituição para a Síria do pós-guerra.

Al Jaafari deixou claro que prefere esse marco para debater o futuro de seu país.

Os países ocidentais observam a iniciativa com desconfiança, já que temem que Moscou tente torpedear as negociações promovidas pela ONU para conseguir um acordo favorável para seu aliado, o presidente Assad.

O anúncio do boicote do CNS e a possível ausência das potências ocidentais e da ONU abalam a legitimidade do encontro de Sochi.

Vou informar ao secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre os resultados da reunião de Viena. Ele decidirá a resposta que será dada ao convite para participar em Sochi, disse Mistura.

Se a ONU e a verdadeira oposição (...) não comparecerem, Sochi será um fracasso, opinou uma fonte diplomática ocidental.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio entrega título de Cidadã Goiana a cantora Joelma
Fundo Nacional do Idoso é aprovado na Câmara
Aval do TCU é suficiente para cessão onerosa, dizem técnicos da Corte
Acordo possibilitará investimentos privados em segurança pública
Vazamento de óleo afetará reprodução da fauna em mangue, diz ONG
Temer e Bolsonaro lamentam tragédia em Campinas
Jungmann coloca PF à disposição para apuração de caso de Campinas
Ministro da Cultura inicia comemorações aos 200 anos da independência

MAIS NOTICIAS

 

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
 
 
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro
 
 
Diálogo Brasil debate projeto Escola sem Partido
 
 
Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social
 
 
Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus
 
 
ONG homenageia policiais militares mortos no estado do Rio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212