Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Exposição, bolo e festa na rua comemoram os 451 anos do Rio de Janeiro - Jornal Brasil em Folhas
Exposição, bolo e festa na rua comemoram os 451 anos do Rio de Janeiro


Festa no Largo da Carioca comemora os 451 anos de fundação da cidade, com direito a bolo gigante para marcar o Ano Olímpico do Rio

Um bolo gigante para a população e a inauguração da exposição Rio: fatos, fotos e curiosidades, marcaram hoje (1), no centro do Rio, as comemorações dos 451 anos de fundação da cidade, contando um pouco da história da cidade por meio de sua arquitetura, urbanismo e monumentos em publicações sobre marcos cariocas, como o Teatro Municipal, o Hotel Glória e o Copacabana Palace, além de cartões-postais e cartazes, até o dia 12, no Centro Arquivístico da sede da prefeitura, na Cidade Nova.

No Largo da Carioca, a tradicional festa promovida pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) contou com banda de música, bateria de escola de samba, a imagem do padroeiro da cidade, São Sebastião, levada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, e um bolo de aniversário com 20,16 metros, em homenagem ao ano olímpico.

Apesar de estar prevista a presença do prefeito Eduardo Paes, ele não compareceu à festa. Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que também ocupou o cargo de presidente do Comitê Rio 450, a comemoração de hoje encerra um ciclo e inicia a preparação da cidade para o quinto centenário.

A população compareceu ao Largo da Carioca, mesmo com chuva. Moradora de São Gonçalo, na região metropolitana, a dona de casa Fernanda dos Santos Fernandes diz que vem todo ano participar da festa. “Eu venho todo ano para comer o bolo. É muito gostoso, vale a pena vir, mesmo com chuva”. O filho de Fernanda, Diogo, 4 anos, esperava na fila, pacientemente: “Eu gosto de bolo. Já provei esse, é muito gostoso”.

Apesar da festa, Fernanda lembra que a cidade tem motivos para se preocupar. “Venho para festejar também o aniversário do Rio. Apesar de que a nossa cidade está vivendo um momento crítico, vamos ter fé, que tudo vai melhorar, na graça de deus”.

O presidente da Sarca, Roberto Curi, lembra que a comemoração acontece há 27 anos: “Eu nasci aqui no centro do Rio de Janeiro. Sou carioca da gema, nasci na Rua da Alfândega em frente à Igreja de São Jorge. Sou carioca que ama essa cidade e gosto de fazer isso”.

Curi lamentou que um grupo de pessoas aproveitou o momento de celebração para fazer um protesto. Cerca de cem aprovados no concurso realizado em 2012 para a Guarda Municipal levaram cartazes, nariz de palhaço e vestiram camisetas para cobrar a nomeação nos cargos. Segundo Felipe Bastos, o concurso está parado há quase dois anos, sem concluir a última etapa, que é o curso de formação, para ser homologado.

De acordo com a Guarda Municipal, atualmente, o efetivo da corporação é de 7.200 guardas, que t atuam no ordenamento urbano e do trânsito da cidade. A guarda informa que o concurso continua em vigor e pode ser retomado a qualquer momento a partir da fase atual, que é a de análise social, e não tem prazo para ser concluído.

“A validade do concurso, que é de dois anos, somente passará a ser contada a partir da conclusão do processo de seleção e da sua homologação. A GM-Rio esclarece ainda que o edital não estabelece prazo para o início das convocações para o curso de formação”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212