Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Exposição, bolo e festa na rua comemoram os 451 anos do Rio de Janeiro - Jornal Brasil em Folhas
Exposição, bolo e festa na rua comemoram os 451 anos do Rio de Janeiro


Festa no Largo da Carioca comemora os 451 anos de fundação da cidade, com direito a bolo gigante para marcar o Ano Olímpico do Rio

Um bolo gigante para a população e a inauguração da exposição Rio: fatos, fotos e curiosidades, marcaram hoje (1), no centro do Rio, as comemorações dos 451 anos de fundação da cidade, contando um pouco da história da cidade por meio de sua arquitetura, urbanismo e monumentos em publicações sobre marcos cariocas, como o Teatro Municipal, o Hotel Glória e o Copacabana Palace, além de cartões-postais e cartazes, até o dia 12, no Centro Arquivístico da sede da prefeitura, na Cidade Nova.

No Largo da Carioca, a tradicional festa promovida pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) contou com banda de música, bateria de escola de samba, a imagem do padroeiro da cidade, São Sebastião, levada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, e um bolo de aniversário com 20,16 metros, em homenagem ao ano olímpico.

Apesar de estar prevista a presença do prefeito Eduardo Paes, ele não compareceu à festa. Para o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que também ocupou o cargo de presidente do Comitê Rio 450, a comemoração de hoje encerra um ciclo e inicia a preparação da cidade para o quinto centenário.

A população compareceu ao Largo da Carioca, mesmo com chuva. Moradora de São Gonçalo, na região metropolitana, a dona de casa Fernanda dos Santos Fernandes diz que vem todo ano participar da festa. “Eu venho todo ano para comer o bolo. É muito gostoso, vale a pena vir, mesmo com chuva”. O filho de Fernanda, Diogo, 4 anos, esperava na fila, pacientemente: “Eu gosto de bolo. Já provei esse, é muito gostoso”.

Apesar da festa, Fernanda lembra que a cidade tem motivos para se preocupar. “Venho para festejar também o aniversário do Rio. Apesar de que a nossa cidade está vivendo um momento crítico, vamos ter fé, que tudo vai melhorar, na graça de deus”.

O presidente da Sarca, Roberto Curi, lembra que a comemoração acontece há 27 anos: “Eu nasci aqui no centro do Rio de Janeiro. Sou carioca da gema, nasci na Rua da Alfândega em frente à Igreja de São Jorge. Sou carioca que ama essa cidade e gosto de fazer isso”.

Curi lamentou que um grupo de pessoas aproveitou o momento de celebração para fazer um protesto. Cerca de cem aprovados no concurso realizado em 2012 para a Guarda Municipal levaram cartazes, nariz de palhaço e vestiram camisetas para cobrar a nomeação nos cargos. Segundo Felipe Bastos, o concurso está parado há quase dois anos, sem concluir a última etapa, que é o curso de formação, para ser homologado.

De acordo com a Guarda Municipal, atualmente, o efetivo da corporação é de 7.200 guardas, que t atuam no ordenamento urbano e do trânsito da cidade. A guarda informa que o concurso continua em vigor e pode ser retomado a qualquer momento a partir da fase atual, que é a de análise social, e não tem prazo para ser concluído.

“A validade do concurso, que é de dois anos, somente passará a ser contada a partir da conclusão do processo de seleção e da sua homologação. A GM-Rio esclarece ainda que o edital não estabelece prazo para o início das convocações para o curso de formação”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa do órgão.

 

Últimas Notícias

John Forman recusa cargo no Conselho de Administração da Petrobras
Em visita oficial, Macri é recebido no Planalto por Bolsonaro
Mercado financeiro prevê inflação em 4,02% neste ano
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda de 2008 a 2018
Ex-comandante da Marinha é indicado para o conselho da Petrobras
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212