Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Estados Unidos reforçam aliança com Catar em meio a crise no Golfo - Jornal Brasil em Folhas
Estados Unidos reforçam aliança com Catar em meio a crise no Golfo


Os Estados Unidos reforçaram, nesta terça-feira (30), sua aliança estratégica com o Catar, elogiada por seus esforços antiterroristas, poucos meses depois das críticas de Donald Trump e apesar da crise que perdura entre o emirado e a Arábia Saudita, grande aliada de Washington no Oriente Médio.

O Catar é um parceiro forte e um amigo dos Estados Unidos há muito tempo, esperamos que as discussões de hoje fortaleçam nossas relações estratégicas, declarou o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, na inauguração do primeiro diálogo estratégico entre os dois países, que acontecem em Washington.

Esse relacionamento nem sempre esteve em um bom momento desde a chegada de Trump à Casa Branca, há um ano. Em maio, em um discurso em Riade, o presidente dos Estados Unidos pediu aos países muçulmanos que agissem decisivamente contra o extremismo religioso e a influência iraniana na região.

No começo de junho, a Arábia Saudita e seus aliados árabes usaram esse discurso para romper as relações com o vizinho Catar e impor um bloqueio econômico a esse pequeno emirado, acusado de apoiar o terrorismo e de ser próximo de Teerã.

As primeiras reações de Trump pedindo a Doha para interromper o financiamento ao terrorismo imediatamente fortaleceram a estratégia de isolamento do grupo de países árabes, apesar dos esforços da Tillerson para aliviar as tensões.

Desde então, o presidente dos Estados Unidos suavizou o tom e até propôs, em vão, a mediação americana para dar fim à crise do Golfo.

Hoje, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos considera que, desde o discurso de Riade e do desafio lançado pelo presidente Trump a todos os nossos parceiros do Golfo, o Catar fez progressos importantes na luta antiterrorista.

O simples fato de realizar esse diálogo mostra que a relação entre o Catar e os Estados Unidos é muito profunda, muito estratégica em todos os níveis, afirmou a delegação de Catar.

Os dois países assinaram nesta terça-feira acordos para tornar este diálogo estratégico anual - o próximo acontecerá em 2019 em Doha -, reforçar a cooperação militar e em segurança e combater o tráfico de seres humanos.

A aproximação continua sob a sombra da crise entre Catar e o grupo de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein.

Faz absoluta falta que os países do Golfo encontrem sua coesão para melhorar nossa eficácia em várias frentes, especialmente para combater o terrorismo, vencer o Estado Islâmico e frustrar a influência nefasta do Irã, disse o secretário americano de Defesa, Jim Mattis.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212