Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Aplicativo da Defesa Civil vai alertar moradores sobre riscos de desastres naturais em MG - Jornal Brasil em Folhas
Aplicativo da Defesa Civil vai alertar moradores sobre riscos de desastres naturais em MG


Os moradores de Minas Gerais vão contar com a tecnologia para se protegerem em casos de possíveis desastres. A Defesa Civil lançou uma aplicativo, chamado de Sistema Integrado de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (SIPDEC-MG), que vai enviar alertas para a população. As pessoas vão receber informações como, alertas de tempestades, riscos de deslizamentos de terras, rompimentos de barragens, entre outros. O sistema está disponível para download nas plataformas Android, por meio do Google Play, e iOS, pela App Store.

O aplicativo foi lançado nesta quinta-feira durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil, no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. As mensagens recebidas pelos moradores mineiros vão ser enviadas pelas equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Elas monitoram as situações de risco em todas as regiões do estado durante 24 horas.

As ações de mobilização, como campanhas de arrecadação e distribuição de itens para regiões afetadas por desastres, também serão divulgadas no aplicativo. As informações como locais de entrega de donativos e das campanhas serão fornecidas pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

“Esse aplicativo vai estabelecer um canal de comunicação direto com a população. A grande motivação desse aplicativo é que a gente possa dar credibilidade nas informações. Hoje nós somos muito vítimas de notícias falsas e que, às vezes, geram um determinado pânico e a Defesa Civil está criando esse canal direto”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Fernando Arantes. O aplicativo será disponibilizado gratuitamente.

SMS

Outro sistema para alertar os moradores sobre possíveis desastres naturais já tinha sido lançado em janeiro. As mensagens começaram a ser enviadas por meio de avisos SMS em 15 de janeiro para os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. O serviço tem como objetivo orientar quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

O morador que, eventualmente, não receber o SMS, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Para quem receber o SMS, basta responder a mensagem com o número de CEP. Após o cadastro, o celular já estará apto para receber alertas da Defesa Civil. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto. Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar em desastres naturais.

 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Inep divulga notas do Enem na sexta-feira
Bolsonaro sanciona Lei do Orçamento 2019 de mais de R$ 3,3 trilhões
Parlamento venezuelano aprova acordo para entrada de ajuda humanitária
Imigrantes hondurenhos sofrem com obstáculos para passagem de caravana
Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212