Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Abr de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Ventos estreitam janela de lançamento do foguete gigante Falcon Heavy - Jornal Brasil em Folhas
Ventos estreitam janela de lançamento do foguete gigante Falcon Heavy


Ventos fortes estreitam a janela de lançamento do foguete titânico da SpaceX, o Falcon Heavy, o mais poderoso do mundo em operação na atualidade, criado para algum dia transportar provisões para a Lua ou até Marte.

O dia, que começou claro no centro da Flórida, com 90% de clima favorável, deu lugar para ventos fortes, empurrando a oportunidade de lançamento para 15h45 locais (18h45 de Brasília), apenas 15 minutos antes do fim da janela de lançamento para este dia.

A auto-sequência de lançamento iniciada (também conhecida como clique sagrado no mouse) para lançamento às 15h45, escreveu no Twitter o CEO da SpaceX, Elon Musk.

Se a tentativa de lançamento fracassar nesta terça-feira por qualquer motivo, outra janela se abrirá na quarta.

Levando o carro esportivo Tesla Roaster vermelho do CEO da empresa, Elon Musk, um manequim com traje espacial e executando Space Odity, popular canção de David Bowie, o destino deste foguete gigantesco capturou a imaginação de todo o mundo.

Será que ele vagará pelo espaço profundo, enviando a uma órbita distante, em volta do sol, um carro feito pelo homem? Ou explodirá na plataforma de lançamento?

O próprio Musk estimou as chances de sucesso e fracasso em 50%-50%.

É certo que será emocionante, de um jeito ou de outro, declarou a jornalistas o excêntrico visionário sul-africano de 46 anos, transformado em bem-sucedido homem de negócios antes do lançamento.

Eu consideraria uma vitória se apenas deixar a plataforma desobstruída e não explodi-la em pedaços, acrescentou.

Quero dizer, [o foguete] é o equivalente a umas duas mil toneladas de TNT, emendou.

A janela de lançamento de duas horas foi inicialmente prevista para começar às 13h30 (16h30 de Brasília), mas a primeira oportunidade de decolagem foi adiada para as 14h20 (locais), por causa dos ventos.

Se for bem sucedido, o lançamento poderá atrair os olhares da agência espacial americana (Nasa), como forma de agilizar seus planos de voltar à Lua pela primeira vez desde 1972.

E mesmo se falhar, especialistas afirmam que o lançamento será uma vitória para a empresa californiana, que rapidamente se transforma em líder da indústria espacial mundial.

- Detalhes sobre o Falcon Heavy -

Quando o Falcon Heavy for lançado da mesma plataforma da Nasa que serviu como base para as missões lunares da era Apollo, nos anos 1960 e 1970, se tornará o mais poderoso foguete operacional no mundo por um fator de dois, informou a SpaceX.

Isto significa que ele será capaz de transportar duas vezes a carga do Delta IV Heavy, da United Launch Alliance (ULA), e muito mais barato - ao custo de cerca de US$ 90 milhões por lançamento, em comparação aos US$350 milhões demandados por seu concorrente.

Mas o Falcon Heavy não é o foguete mais poderoso que já existiu, apenas o maior em operação hoje.

O foguete Saturn V, que levou astronautas à Lula, conseguia levar mais carga para a órbita. O Energia, da era soviética, e que voou duas vezes, em 1987 e 1988, também era mais potente.

O Falcon Heavy é essencialmente um foguete montado a partir de três Falcon 9, com um total de 27 motores Merlin.

Com 70 metros de altura, o foguete é projetado para transportar cerca de 64 toneladas métricas para a órbita, mais que a massa de um jato 737 com carga total.

Foi inicialmente concebido para restaurar a possibilidade de enviar seres humanos à Lua e a Marte, mas estes planos mudaram e agora o Falcon Heavy está sendo considerado sobretudo como uma nave de carga em potencial para destinos no espaço profundo, explicou Musk na segunda-feira.

Ao invés disto, outro foguete e combinação de espaçonave desenvolvido pela SpaceX, apelidado BFR - conhecido como Big Fucking Rocket ou Big Falcon Rocket - seria o veículo eventualmente certificado para tripulantes.

Musk admitiu que não está sentindo o nervosismo que costuma anteceder os lançamentos de seus foguetes, mas está zonzo antes da decolagem.

 

Últimas Notícias

Ex-presidente do Peru tenta se matar ao receber ordem de prisão
Ex-presidente do Peru está em estado grave após tentativa de suicídio
Governo argentino lança pacote de medidas para combater inflação
PRF apreende no Rio 300 mil maços de cigarros contrabandeados
Famílias de baixa renda de Brumadinho recebem auxílio emergencial
Governo autoriza uso da Força Nacional para segurança na Esplanada
Chega a 18 número de mortos no desabamento no Rio de Janeiro
Fachin pede manifestação de Moraes sobre inquérito de fake news

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - EXPEDIENTE