Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Força-tarefa vai regularizar 2,5 mil outorgas para uso da água em 2018 - Jornal Brasil em Folhas
Força-tarefa vai regularizar 2,5 mil outorgas para uso da água em 2018


Uma força-tarefa foi criada para acelerar a análise de 2,5 mil processos de outorga para uso de água na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Um corpo técnico será criado para reduzir o passivo do órgão, que funciona como núcleo regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A meta é fazer a conferência dos documentos em até 12 meses. A outorga assegura o direito de uso dos recursos hídricos em Minas Gerais. A iniciativa faz parte do projeto Águas Gerais, lançado nesta segunda-feira, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Na prática, o acordo prevê a contratação de 12 estagiários de nível superior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vão auxiliar o corpo técnico da Supram Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em assuntos administrativos. A lista de tarefas do corpo técnico inclui, por exemplo, organização de arquivos, digitalização e paginação de processos, envio de correspondências, entre outras.

A supervisão de análise das outorgas continua sendo de responsabilidade de servidores concursados da Supram. Atualmente, existem em Minas Gerais cerca de 25 mil processos de outorga de uso água para serem analisados. Cerca de 50% deles, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, estão concentrados no Triângulo Mineiro.

Os 2.500 processos de outorga do projeto Águas Gerais são referentes à Bacia do Rio Araguari, localizada na Região do Triângulo. “Essa é uma região que teve um desenvolvimento econômico considerável nos últimos anos. Consequentemente, a pressão sobre os recursos hídricos também aumenta. Então, é necessário equilibrar essas duas demandas, dando celeridade às análises, promovendo o desenvolvimento em bases sustentáveis, de forma técnica e criteriosa”, afirma o secretário.

O superintendente regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, José Vitor de Aguiar Resende, destaca a importância da força-tarefa. “Esse apoio técnico veio em uma boa hora. Boa parte do trabalho da análise é administrativa, cerca de 70%. Os estagiários vão auxiliar nessas tarefas, mas a responsabilidade técnica é toda de servidores da Supram”, sustenta.

Ele detalha ainda como a redução do passivo nas outorgas vai impactar positivamente o desenvolvimento da região. “Processos mais ágeis significam que o desenvolvimento chega mais rápido. Então, de forma muito responsável e sem perder qualidade ambiental, vamos agilizar a análise desses processos e garantir que novos negócios se instalem aqui”, destaca José Vitor. A medida vai permitir também que aqueles que já estão em atividade possam se regularizar ou até mesmo ampliar suas atividades.

 

Últimas Notícias

John Forman recusa cargo no Conselho de Administração da Petrobras
Em visita oficial, Macri é recebido no Planalto por Bolsonaro
Mercado financeiro prevê inflação em 4,02% neste ano
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda de 2008 a 2018
Ex-comandante da Marinha é indicado para o conselho da Petrobras
Inflação para idosos fecha 2018 em 4,75%, informa FGV

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212