Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Sinal analógico será desligado hoje à noite em Curitiba e mais 26 cidades do PR - Jornal Brasil em Folhas
Sinal analógico será desligado hoje à noite em Curitiba e mais 26 cidades do PR


O sinal analógico de televisão será desligado hoje (31) em Curitiba e mais 26 municípios do Paraná. O desligamento, que deve atingir cerca de de 3,8 milhões de pessoas, está marcado para ocorrer às 23h59.

Chegamos agora a um número extraordinário, são mais de 480 cidades que já foram beneficiadas pelo desligamento. Com todo esse processo em curso não tivemos até o momento reclamações por conta do desligamento do sinal analógico”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, após assinar a portaria autorizando o desligamento do sinal.

Pesquisas do grupo responsável pelo desligamento do sinal analógico, ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), indicam que os municípios da região contam atualmente com um índice de 91% das residências aptas a receber a TV digital, atendendo à condição para o encerramento das transmissões analógicas.

Kassab explicou o atraso no desligamento do sinal analógico nas regiões metropolitanas das cidades de Florianópolis e Porto Alegre, que também deveria ocorrer nesta quarta-feira. De acordo com o ministro, as pesquisas feitas nessas cidades mostram que o percentual mínimo de 90% não foi alcançado. “Existe a necessidade de a pesquisa atingir um percentual mínimo e nas cidades em que isso não acontece elas tem a data transferida para mais adiante”, disse.

Com isso, Florianópolis e mais seis cidades de Santa Catarina terão o sinal de TV analógico desligado até o dia 28 de fevereiro. Já em Porto Alegre e outros 106 municípios do Rio Grande do Sul, o desligamento será concluído em 14 de março. Nos dois estados, a medida envolve um total de 6,7 milhões de habitantes.

“Fechamos a primeira pesquisa em Florianópolis com 89% de cobertura, mas, considerada a curva de tendência na noite de hoje, estaria no patamar de mais de 90%. Por segurança, resolvemos fazer um alongamento da data prevista”, disse o presidente da Anatel, Juarez Quadros. “Em Porto Alegre, o patamar atingiu 88%, mas na noite de hoje, com a projeção, estaria com os 90%. Adiamos para março quando a cobertura do sinal deverá ter ultrapassado os 90%”, acrescentou.

A previsão de desligamento do sinal analógico no interior de São Paulo, nas regiões de Ribeirão Preto e Franca, foi adiada para 21 de fevereiro. De acordo com a agência, a medida vai atingir 2,1 milhões de pessoas na região. “Como as pesquisas mostraram que a cobertura ainda não estava nos 90%,o sinal será desligado após o carnaval”, afirmou Quadros.

O presidente da Anatel disse ainda que a cidade de São Luís já atingiu a cobertura de mais de 90% do sinal digital. A data prevista para o desligamento na cidade e municípios da região é 28 de março. A pesquisa apontou a cobertura de domicílios em 92%.

De acordo com Quadros, não haverá antecipação do desligamento devido ao fato de a data prevista constar em portaria ministerial. “É a primeira certeza que se tem sobre a cobertura do sinal na primeira pesquisa realizada. Com isso já poderíamos desligar o sinal em São Luís. Mas está mantida a data da portaria”, disse.

Ao final de março, após os desligamentos, o número de pessoas que deverão contar com o sinal digital deve girar em torno de 85 milhões.

Edição: Juliana Andrade

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212