Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Feb de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Cristiane Brasil, o polêmico trunfo de Temer para obter apoio no Congresso - Jornal Brasil em Folhas
Cristiane Brasil, o polêmico trunfo de Temer para obter apoio no Congresso


Em um vídeo caseiro gravado num iate, Cristiane Brasil, cercada por quatro homens musculosos e em trajes de banho, tentou minimizar a importância dos processos trabalhistas que a impedem de assumir o cargo de ministra do Trabalho do presidente Michel Temer.

Cristiane Brasil, deputada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi escolhida em 3 de janeiro para comandar essa pasta e ainda conta com o apoio do governo, apesar da multiplicação das polêmicas, em uma tentativa de garantir os votos no Congresso para aprovar a reforma da Previdência e outras medidas de ajuste.

Mas a Justiça Federal em Niterói a impediu de assumir o cargo por afrontar a moralidade administrativa, depois de revelado que ela sofreu duas condenações trabalhistas.

Um dia depois, o Superior Tribunal de Justiça, acionado pela Advocacia Geral da União, liberou sua posse. No entanto, O Supremo Tribuna Feral decidiu congelar o caso para tomar uma decisão definitiva.

Nesse presidencialismo de coalizão, todos os partidos que compõem a base [aliada] são fundamentais. O PTB é um deles, explicou à AFP o analista político André César, da consultora Hold.

Neste momento, a reforma da Previdência é a agenda única do governo, que fica pagando qualquer preço que for para aprová-la o mais rápido possível, apesar disso continuar prejudicando sua baixa popularidade, acrescentou o especialista.

O PTB conta com 18 deputados e integra um bloco de 26 legisladores na Câmara, além de ter dois senadores.

Para ser aprovada, a reforma das aposentadorias requer o apoio inicial de 308 dos 513 deputados (três quintos dos votos) e depois de 49 dos 81 senadores.

- Iate e outras polêmicas -

Cristiane Brasil, de 44 anos, é filha do presidente do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, condenado pelo Mensalão.

Foi sentenciado a mais de dez anos de prisão, mas ao colaborar com a Justiça, acabou cumprindo 14 meses de prisão efetiva e foi indultado em 2016.

Ao comunicar a nomeação da filha, Jefferson chorou e disse que considerava o ato um resgate de suas próprias desventuras.

Mas Cristiane não é apenas a filha de Jefferson. Em 2016, a deputada votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, vestindo uma camiseta da seleção brasileira no plenário.

Desta vez, em trajes de banho e a bordo do barco com seus amigos, deu o que muitos consideram um passo em falso.

Eu juro pra vocês que eu não achava que tinha nada pra dever a essas duas pessoas que entraram [na Justiça] contra mim. E eu vou provar isso em breve, afirmou Brasil, a respeito dos ex-funcionários que entraram com processos trabalhistas contra ela.

Ação trabalhista toda hora a gente tem, justificou um de seus amigos, que disse ser empresário.

A partir de então, a situação continuou piorando: o jornal O Estado de S. Paulo informou no fim de semana que Brasil também é investigada por supostos vínculos com traficantes durante a campanha de um de seus correligionários em 2010.

E a Rede Globo divulgou no domingo um áudio de uma reunião, em 2014, na qual Cristiane Brasil, então funcionária da prefeitura do Rio, parece constranger seus subordinados com a perda de emprego se não a ajudassem a conseguir votos para sua campanha como deputada.

Na última semana, Brasil afirmou não ter cometido qualquer ato ilícito e denunciou uma campanha difamatória.

Afirmou que já saldou sua dívida com a justiça trabalhista (foi obrigada a pagar indenizações de mais de 60.000 reais, 18.500 dólares) e que agora está sendo julgada política e não juridicamente.

- Sem arrependimentos -

Quando indagado se se arrependia de ter nomeado Cristiane, Temer foi taxativo: Não.

Estou exercendo uma competência que, no dizer da Constituição, é privativa do presidente da República, respondeu em uma entrevista à TV Band, prometendo recorrer a todas as instâncias judiciais para que a filha de seu aliado possa ser ministra.

A Presidência vê as decisões judiciais como uma intromissão na separação dos poderes e teme sofrer novos bloqueios durante a mudança de ministros que se avizinha.

Ao menos 13 dos 28 ministros com intenção de se candidatar às eleições gerais de outubro (presidenciais, legislativas e de governadores) devem deixar seus cargos em abril.

Independentemente do que a Justiça decidir sobre Cristiane Brasil, para o cidadão comum uma pergunta permanece no ar, opina César.

Como você vai nomear alguém para o ministério do Trabalho sem saber que ela tinha ação na justiça trabalhista? Por menor que seja a ação, sem entrar no mérito dela, é o simbólico. Fica uma coisa esquisita, fica mal explicado. Não ajuda em nada um governo que tenta fechar a última hora com algo positivo, afirma.

 

Últimas Notícias

Superintendente da Caixa, Marise Fernandes, recebe Título de Cidadã Goiana
Iris Rezende: “Marconi deixou sua marca em todas as áreas administrativas”
Bolsa Universitária: abertas novas inscrições para 10 mil bolsas
Torcidas de Goiás e Vila se mobilizam para a doação de sangue
800 vigilantes penitenciários concluem curso e vão reforçar segurança em presídios
Governo de Goiás entrega mais um colégio de alto padrão no Entorno do DF
Goiás terá 10 mil agentes de saúde formados em técnico em enfermagem
Dois chefs de cozinha representam Goiás na disputa pela maior premiação da gastronomia brasileira

MAIS NOTICIAS

 

Ministro diz que Brasil mantém portas abertas para receber refugiados
 
 
Aprovação da reforma da Previdência é prioridade número um, diz Meirelles
 
 
Conselhos aprovam intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro
 
 
Eunício determina que todas as PECs parem de tramitar no Senado
 
 
Maia anuncia criação de observatório para acompanhar ações de intervenção no RJ
 
 
Marun diz que não há como votar reforma da Previdência durante intervenção

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212