Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Jul de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Aprovado projeto urbanístico para construção do novo Bento Rodrigues em Mariana - Jornal Brasil em Folhas
Aprovado projeto urbanístico para construção do novo Bento Rodrigues em Mariana


O projeto urbanístico conceitual do reassentamento do novo subdistrito de Mariana, Bento Rodrigues, foi aprovado pela maioria das famílias desabrigadas pelo mar de lama consequente do rompimento da barragem de rejeito do Fundão, da mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015, em Mariana, Região Central de Minas Gerais.

Depois de mais de dois anos daquele que é o maior desastre ambiental do setor minerário, a definição do projeto é um importante avanço para que os atingidos resgatem o convívio comunitário, já que depois que o subdistritos foi devastado, eles foram abrigados em imóveis alugados na cidade. Na ocorrência, morreram 19 pessoas, centenas ficaram feridos e municípios da Bacia do Rio Doce e cursos dágua foram poluídos pela lama, com prejuízos graves à fauna e flora.

Foram 179 votos favoráveis ao projeto urbanístico apresentado do total de 180 válidos das famílias desabrigadas. A assembleia contou ainda com as presenças de representantes dos órgãos do governo estadual – Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (SECIR) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) – da Prefeitura de Mariana, da Câmara Municipal, da Arquidiocese de Mariana e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O projeto aprovado seguiu as diretrizes apontadas pela comunidade de Bento Rodrigues durante um processo de audiências que envolveu Comissão de Atingidos, com assessoria técnica Cáritas. O desenho do projeto urbanístico, a definição do seu tamanho e limites, além da distribuição das ruas e quadras foram definidos a partir de duas outras propostas apresentadas e discutidas em 23 oficinas, realizadas em novembro de 2017 com 164 famílias. As ponderações da comunidade feitas durante as atividades foram consideradas e incluídas no desenho aprovado na assembleia.

O novo distrito deverá preservar, ao máximo, as características originais e os aspectos patrimoniais, urbanísticos e culturais do subdistrito destruído, sobretudo a relação de vizinhança. O reassentamento está previsto para ocupar uma área de aproximadamente 98 hectares.

O terreno da lavoura foi escolhido pela comunidade em maio de 2016. O projeto urbanístico foi pré-aprovado em janeiro de 2017, mas foi necessária a realização de ajustes, considerados nas duas propostas apresentadas à comunidade durante as oficinas.

Com a aprovação do projeto, a Fundação Renova dará continuidade ao processo de reassentamento de Bento Rodrigues. O próximo passo é fazer os projetos de engenharia e estudos ambientais para protocolar o pedido de licenças ambiental e urbanística. Com a comunidade, agora serão trabalhadas as questões específicas do atendimento de cada família.

 

Últimas Notícias

Goiás Fomento liberou R$ 37 milhões para setor empresarial de Aparecida de Goiânia
Food Garden Flamboyant oferece conteúdo e o melhor da gastronomia
TIM contempla clientes de todo o Brasil com um par de ingressos para cinemas
Goiás quer menos desperdício de dinheiro e mais ações sociais efetivas em parceria com as igrejas, diz Ronaldo Caiado em Catalão
Evolução de Meirelles em pesquisas anima MDB
Lotéricas lutam para continuar recebendo faturas da Enel
Congresso aprova diretrizes orçamentárias para 2019
Senado aprova projeto relatado por Caiado que cria política de assistência a pacientes com doenças raras

MAIS NOTICIAS

 

Relatório final da LDO pode ser entregue hoje na Comissão de Orçamento
 
 
Parecer da LDO veta renúncia fiscal, reduz custeio e congela salários
 
 
EBC suspende perfis nas redes sociais durante período eleitoral
 
 
Câmara pode votar nesta quarta projeto da Escola sem Partido
 
 
Brasil e Vietnã assinam acordos em aviação e agricultura
 
 
Toffoli cassa decisão de Moro e livra Dirceu de tornozeleira

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212