Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Compra coletiva de curso superior ameniza falta do Fies - Jornal Brasil em Folhas
Compra coletiva de curso superior ameniza falta do Fies


Mensalidades altas, poucas vagas ofertadas, má qualidade de ensino e carga horária puxada são alguns dos desafios que milhares de estudantes enfrentam ao ingressarem em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil. E enquanto o número de contratos do Financiamento Estudantil (Fies) vem diminuindo anualmente, as opções de crédito privado e bolsas em instituições particulares vem crescendo. Conforme dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no ano passado, foram firmados 167.971 contratos entre os estudantes e o governo. E vem caindo. Em 2016, o número foi de 203.626, e em 2015, 287.464. No ano de 2014, o número de contratos bateu recorde, com 732.682 acordos firmados.

O site Quero Bolsa, fundado em 2012, trabalha em parceria com diversas instituições de ensino do país reunindo e ofertando “cupons” de descontos para cursos de graduação e pós-graduação com redução de até 70% na mensalidade, conforme a política da escola. É uma alternativa à crescente dificuldade em se conseguir o Fies.

A opção tem atendido a milhares de estudantes que sempre quiseram, mas nem sempre puderam estudar, como Laudileia da Silva, 31, que cursa o quinto período de enfermagem. Depois de tentar Enem e não atingir a pontuação suficiente para uma instituição pública nem para descontos do ProUni, o site de descontos surgiu como única opção. “Pago R$ 547 por mês, 50% do valor da mensalidade e, como sou autônoma, meu marido consegue me ajudar a pagar as despesas”, conta.

Conforme o gerente de relações institucionais do site Quero Bolsa, Rui Gonçalves, em 2017, o site vendeu 100 mil cupons de desconto em IES, dobrando a marca do ano anterior. Para o gerente, parte do crescimento na busca pelos descontos se atribui ao corte feito pelo governo no programa de financiamento, além da boa oferta de vagas das instituições privadas. Ainda conforme o gerente, para este ano, a expectativa é a venda de 100 mil cupons de desconto só nos seis primeiros meses do ano.

Em 2016, segundo o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), havia 2.407 instituições de ensino existentes no país, sendo 87,7% desse total de instituições privadas. Conforme o levantamento, estas foram responsáveis por 6.058.623 das matrículas feitas em 2016 (75,3%), enquanto a rede púbica de ensino, no acumulado anual, participou com 1.990.078 matriculas (24,7%).
Um em cada oito estudantes não completam o curso

Conforme os dados do último Censo da Educação Superior, em 2016, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 8.048.701 pessoas se matricularam no ensino superior no país, enquanto apenas 1.169.449 concluíram o curso no qual já estavam matriculados. São vários os motivos que fazem o estudante abandonar o curso e optar ou não por uma carreira. A questão financeira é um deles.

Sabrina Souza, 27, já abandonou um curso. Ela passou três anos se esforçando para ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais. Depois das tentativas sem sucesso, resolveu ampliar o leque de opções e tentar, além da psicologia, o curso de pedagogia. De cara passei na Uemg em um dos primeiros lugares em pedagogia e na Ufop em psicologia, mas, como para estudar em Ouro Preto seria preciso gastar dinheiro com moradia e outros, eu e minha família optamos por eu cursar pedagogia na Uemg”, conta.

Após dois anos e meio, insatisfeita com o curso e com as ofertas de estágio na área, Sabrina resolveu largar a instituição e novamente tentar fazer o que acreditava ter vocação. “Meus pais me deixaram tentar uma faculdade particular para cursar psicologia. Era a faculdade mais barata. Eu passei e ainda consegui uma bolsa que no final do curso chegou a 50% da mensalidade”, relembra a jovem, que pagou os 50% restantes nos últimos semestres.
Plataforma tem convênio com 80% das instituições privadas

Segundo a empresa virtual Quero Bolsa, que hoje detém acordo com 80% do mercado de Instituições de Ensino Superior do país, qualquer pessoa pode adquirir um voucher de desconto no site, sem restrição de idade, renda e histórico de cursos superiores anteriores. Desde a fundação da plataforma, em 2012, o site já contribuiu com aproximadamente 200 mil estudantes interessados em ingressar no ensino superior.

O cupom pode ser adquirido em qualquer época, mas, para usufruir do beneficio, é preciso seguir as normas da instituição, vestibular ou análise de currículo. O candidato ao desconto precisa pagar 50% da matrícula ao site Quero Bolsa. As demais mensalidades são pagas à instituição de ensino.

Vale-desconto

Crescente. Em 2015, o site Quero Bolsa atendeu à 16,5 mil estudantes em todo o país. Em Minas Gerais, 2.322 foram contemplados. Já em 2016, dos 51 mil atendidos em todo o país, 4.825 foram mineiros.

No ano passado, quando o site registrou pico de acesso de mais de um milhão de pessoas, 100 mil
estudantes adquiriram um cupom de desconto. Desses, 9.830 eram estudantes mineiros.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212