Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Gustavo recebe embaixador de Cuba - Jornal Brasil em Folhas
Gustavo recebe embaixador de Cuba


O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de saúde Edgar Tollini receberam na manhã deste sábado (24), o embaixador de Cuba Rolando González acompanhado de sua comitiva. O grupo veio conhecer de perto a nossa cidade e conversar com os profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, que atuam em Aparecida e outros municípios como Buriti Alegre, Pires do Rio, Caldazinha, Cromínia e outros. Cerca de 45 médicos participarem do encontro, realizado na sede do AparecidaPrev. Em Aparecida 10 médicos cubanos atendem na Atenção Básica pelo programa federal.

“Estamos recebendo com muito prazer a equipe de Cuba e representantes do Ministério da Saúde que coordenam o programa. Há alguns anos aqui em Aparecida recebemos médicos cubanos. O atendimento deles na nossa população é fantástico. Cuba é referência em atendimento médico. Somos um município hospitaleiro principalmente para aqueles que vem ajudar a cidade”, destacou o prefeito.

“Queremos agradecer a Aparecida pela hospitalidade e por contribuir com uma saúde pública de qualidade, cuidar dos nossos profissionais que são especialistas em medicina familiar e integral à saúde. A Atenção Básica é a base de toda rede de saúde”, ressaltou o embaixador Rolando Gonzalez.

O Programa Mais Médicos foi iniciado em Aparecida no final de 2013. Vários profissionais já passarem pelas Unidades Básicas de Saúde e a população tem dado um feedback positivo à gestão em relação aos médicos cubanos e outros intercambistas.

“Essa união é muito importante para todos os municípios brasileiros. O programa completa este ano cinco anos. Eles são formados em cuba e vem para o Brasil prestar o serviço, e é a população que se beneficia com essa cooperação com um atendimento médico de qualidade e humanizado. Cuba exporta médicos para mais de 100 países”, salientou o secretário de Saúde Edgar Tollini.

O coordenador de Estratégia de Saúde da Família, Gustavo Assunção, organizou o encontro e por acompanhar o trabalho deles de perto nas unidades, fez questão de avaliar de forma positiva o desempenho dos médicos. “Os profissionais cubanos são integrantes fundamentais na atenção primária de Aparecida. Eles promovem com excelência a prevenção de doenças, solucionam os possíveis casos de agravos e direcionam os casos graves para outras especialidades médicas”.

Mais Médicos – O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

A Referência Técnica do Ministério da Saúde em Goiás, responsável pelo programa, Elaine Mendonça, contou que a atenção básica ganhou outra forma depois da vinda dos Mais Médicos. “Eles vêm com uma missão, a de atende bem, a de acolher e trazer a comunidade para perto, além de trabalhar com prevenção e resolver a maior parte dos problemas que chegam nas unidades, sem precisar encaminhar”, pontuou.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro elogia Mandetta e Wagner Rosário, ministros anunciados hoje
Atos em Brasília marcam os 50 anos da Receita Federal
Temer pede que brasileiros reflitam sobre questão racial
Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
Dia da Consciência Negra é comemorado no Rio com homenagem a Zumbi
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem

MAIS NOTICIAS

 

Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
 
 
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
 
 
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
 
 
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados
 
 
Bolsonaro confirma Mandetta para a Saúde
 
 
México habilita 26 empresas brasileiras para compra de carne de frango

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212