Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


10 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Ministro da Itália inaugura nova sede do consulado em BH - Jornal Brasil em Folhas
Ministro da Itália inaugura nova sede do consulado em BH


O ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Angelino Alfano, fez nesta sexta-feira (23) uma visita inédita a Belo Horizonte. Ele participou da inauguração da nova sede do consulado italiano na capital mineira, que a partir de agora passa a receber o público em uma estrutura situada na Savassi e com horário de atendimento estendido.

Também participaram da cerimônia o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, empresários e políticos. “É um momento histórico, por ser a primeira vez que recebemos um ministro das Relações Exteriores da Itália na nossa cidade. A Itália é um país, acima de tudo, amigo dos mineiros”, disse o governador.

Pimentel lembrou ainda a importância do povo italiano para a cidade. “Belo Horizonte foi uma cidade construída por imigrantes e, desde a sua construção, os imigrantes, e em especial os italianos, tiveram papel fundamental para esta cidade e para o Estado. Sem a contribuição da Itália, Minas Gerais não teria conseguido alcançar a posição que tem hoje no Brasil e no mundo”, afirmou o governador.

Minas Gerais é um dos Estados com a maior colônia italiana do Brasil. O consulado registra hoje mais de 27 mil cidadãos italianos. Além deles, considera-se que 30% da população mineira é de origem italiana.

O ministro italiano lembrou que a relação entre os dois países é histórica e agradeceu pelo fato de o país ter aberto as portas a tantos cidadãos italianos. Segundo Alfano, cerca de 30 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes. “Fui o primeiro ministro a vir à cidade, mas desejo não ser o último. Espero ter aberto uma estrada que encurte os caminhos entre o Brasil e a Itália”, disse.

Para o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, com a nova sede, a relação entre os dois países chega a seu ápice. “Podemos dizer que hoje chegamos ao topo das relações entre Itália e Minas Gerais ao fazermos essa nova e belíssima sede, que já é, no imaginário da comunidade italiana, a verdadeira casa de todos os italianos aqui”, disse.

A cônsul Aurora Russi, que está à frente do consulado desde 2014, fez um agradecimento especial à família que cedeu o imóvel para o órgão. A nova sede ocupa uma casa tombada, construída em 1972 e que pertencia à família Starling.

Com a mudança para o novo endereço, o consulado conseguiu reorganizar os serviços oferecidos, aumentando os horários de atendimento ao público em todos os setores. “O nosso objetivo é valorizar ainda mais a presença da Itália em Minas Gerais”, disse.

 

Últimas Notícias

Petrobras demite funcionários com prisão decretada na Lava Jato
Porto de Santos movimenta 110 milhões de toneladas de carga em 2018
Alimentos da cesta básica estão mais caros em 16 capitais brasileiras
Vendas internas de veículos novos têm melhor resultado desde 2015
BNDES lança programa para atender startups
Mercosul e UE retomam negociação com expectativa de acordo até março
Poupança tem menor captação para meses de novembro em três anos
Toma posse diretoria da nova Agência Reguladora de Mineração

MAIS NOTICIAS

 

Moro reafirma “confiança pessoal” em Onyx
 
 
Após discussão, votação do Escola sem Partido em comissão é suspensa
 
 
Senado aprova projeto que congela distribuição de recursos do FPM
 
 
Crediário e cartão são os maiores responsáveis pela inadimplência
 
 
Balança comercial tem segundo melhor superávit para meses de novembro
 
 
Enel anuncia R$ 3,1 bi em distribuição de energia em São Paulo

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212