Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 São Paulo tem teste gratuito de HIV/Aids e recebe ação de prevenção - Jornal Brasil em Folhas
São Paulo tem teste gratuito de HIV/Aids e recebe ação de prevenção


As pessoas que passaram hoje (8) pelo Parque da Luz, no centro da capital paulista, puderam fazer gratuitamente o teste para detecção de Aids/HIV e sífilis. A ação, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, faz parte das atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

“Faz tempo que eu estava querendo fazer, eu acho muito importante. O atendimento foi bom, não está demorado. Faz um furo no dedo apenas. Eu ainda não recebi o resultado, demora uns 20 minutos. Já tinha feito há muito tempo e queria estar em dia”, disse Tatiana Santana dos Santos, de 37 anos.

O teste rápido é feito após a realização de um pequeno cadastro. São coletadas duas gotas de sangue, uma para o teste de HIV e outra para o de sífilis. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e é entregue por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o procedimento é sigiloso e gratuito.

O coordenador do setor de prevenção do programa mundial de DST/Aids da Secretaria de Saúde Municipal, Adriano Queiroz, contou como é o encaminhamento em caso de resultado positivo. “[Após o teste] são passadas informações sobre prevenção e tratamento. Se der reagente para Sífils ou HIV nós encaminhamos para o serviço de saúde. No caso aqui, para a detecção de Sífilis, nós temos de encaminhar as pessoas para fazer um outro exame, o VDRL. Para a Aids, a gente faz um segundo teste para confirmar se é positivo mesmo”.

Segundo os últimos dados epidemiológicos disponíveis, a cidade de São Paulo registrou, em 2016, 5.193 casos de HIV/Aids, dos quais 991 ou 19,1% no sexo feminino. A atual proporção é de um caso de Aids em mulher para cada três notificações em homens. A proporção se mantém desde 2010. Já para HIV, desde 2015, são cinco casos masculinos para cada caso feminino.

As mulheres entre 35 e 39 anos concentram a maioria dos casos (15,7%) de Aids e as mais jovens, entre 25 e 29 anos (16,7%), são a maioria dos registros de HIV na capital. A Aids - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - é a doença que se manisfesta após a infecção do organismo humano pelo HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana.

Levantamento da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), que entrevistou médicos ginecologistas e obstetras sobre o atendimento a adolescentes de 13 a 19 anos, mostra que 32,38% dos profissionais responderam que menos da metade das adolescentes atendidas utilizam preservativo na primeira relação sexual. Já 45,26% afirmaram que apenas uma pequena parte faz uso de preservativo na primeira relação.

Quando indagados se a adolescente utiliza preservativo rotineiramente, 45,93% dos médicos disseram “menos da metade”, e 39,97% afirmaram que isso ocorre com apenas uma pequena parcela. A maioria dos médicos (55,56%) afirmaram ter a percepção de que a maioria das adolescentes não sabe que o preservativo ajuda a evitar a transmissão de DSTs.

No estado de São Paulo existem 3.738 unidades de saúde onde o paciente pode fazer o exame HIV/Aids gratuitamente. Os testes são realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades da rede pública. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136) ou pelo site.

Edição: Denise Griesinger

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212