Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Mulheres do MST promovem ato de vandalismo em parque gráfico do Grupo Globo - Jornal Brasil em Folhas
Mulheres do MST promovem ato de vandalismo em parque gráfico do Grupo Globo


Em ato programado para o Dia Internacional da Mulher, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram hoje (8) pela manhã o parque gráfico do Grupo Globo. O complexo se localiza na Rodovia Washington Luíz, em Duque de Caxias, na Baixada fluminense.

A invasão começou cedo. De acordo com informações do MST, cerca de 800 mulheres chegaram ao local por volta de 5h30. O objetivo é denunciar a atuação da empresa naquilo que julgam ser prejudiciais à estabilidade da política brasileira.

Além das integrantes do MST, participaram também mulheres do Levante Popular da Juventude, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Em cartazes e palavras de ordem, também houve críticas à intervenção militar na segurança pública do estado do Rio de Janeiro e à proposta da reforma da Previdência Social.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram invasão. De acordo com as entidades, integrantes do MST, alguns dos quais portando facões, promoveram baderna e vandalismo nas instalações, fazendo pichações em vidraças e paredes. Eles teriam ateado fogo em pneus.

“É inadmissível que um grupo, que se diz defensor de causas sociais, ameace e ataque profissionais e meios de comunicação que cumprem a missão de informar a sociedade sobre assuntos de interesse público”, diz a nota conjunta.

E prosseguiu: “Atos criminosos como este são próprios de grupos extremistas, incapazes de conviver em ambiente democrático, e não pautarão os veículos de comunicação brasileiros”.

De acordo com funcionários, medidas de precaução estão sendo adotadas em outros edifícios. Na Rua Marques de Pombal, no centro do Rio de Janeiro, por exemplo, o prédio onde fica a redação dos jornais O Globo e Extra, a portaria foi fechada.

Grupo Globo

Em nota “o Grupo GLOBO manifesta firme repúdio ao ataque de um grupo de 300 militantes do MST ao Parque Gráfico do jornal O Globo esta manhã. Picharam a portaria, tumultuaram os trabalhos e só não entraram na área de máquinas porque foram contidos. O ataque a um jornal é um ataque à imprensa livre, pilar da democracia. É uma clara tentativa de intimidação, um ato que atropela a legalidade e o estado de direito democrático. O Grupo GLOBO espera a rigorosa apuração das responsabilidades pelas autoridades responsáveis e agradece as notas de solidariedade que entidades da sociedade civil divulgaram também em repúdio ao ataque. Nada impedirá que a imprensa profissional e independente continue a cumprir o seu papel de informar a sociedade”.

Edição: Roberto Cordeiro

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212