Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 EBC lança sinal digital da TV Brasil e de três canais do Poder Executivo - Jornal Brasil em Folhas
EBC lança sinal digital da TV Brasil e de três canais do Poder Executivo


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou hoje (4) a transmissão da TV Brasil e de três canais do Poder Executivo em sinal digital em São Paulo. No canal 3.1, estará a TV Brasil, no 3.2 a TV NBR, no 3.3 a TV Escola e no 3.4 o Canal Saúde. Nesse formato de multiprogramação, os canais, antes disponíveis apenas na TV paga, passam agora a ser transmitidos em sinal digital gratuito, ou seja, com melhor qualidade de som e imagem. Em Brasília e no Rio de Janeiro, as transmissões dos canais da EBC já são digitais, também no formato de multiprogramação.

A mudança do sinal analógico para o digital atende à disposição do governo federal de desligar a transmissão analógica em todo o país até 2018. A primeira cidade onde a mudança foi feita é Rio Verde, em Goiás, onde, desde a última terça-feira, o sinal já é totalmente digital. Brasília e outras cidades do Distrito Federal serão as próximas a passar pela transição.

Enquanto a TV analógica transmite áudio e vídeo, a TV digital transmite também informações de dados. Digitalizada, a televisão passa a fazer parte do ambiente de convergência, podendo se conectar a qualquer outra plataforma digital, como computadores ou celulares, podendo ser assistida a qualquer tempo, de qualquer lugar.

A TV digital oferece também a possibilidade da interatividade. Por permitir todos esses recursos, o padrão japonês foi o escolhido para servir de base à implementação da televisão digital no Brasil, que sofreu ajustes e modificações. O sistema utilizado no Brasil, fruto de parceria com o governo japonês, atualmente é adotado por 15 países da América Latina, Central e da África.

O sistema brasileiro de TV digital, o Isdb-Tb, é gratuito. Mas é preciso ter os equipamentos adequados para a recepção do sinal. É necessário ter uma antena digital e um conversor digital (necessários para quem tem televisores fabricados no Brasil antes de 2010), que podem ser acoplados à TV, ou uma TV com conversor integrado.

O secretário-executivo da Secretaria de Comunicação, Olavo Noleto - que representou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva - disse que a TV pública quer levar o melhor para a população e deseja construir as várias formas de expressão e o direito que a população tem à informação e à comunicação pública.

“A TV pública é a representação do povo brasileiro e a cada dia ela dá um passo novo para fortalecer esse papel. Temos a certeza de que os próximos passos serão mais fortalecedores para o nosso povo que terá mais direito à comunicação pública de verdade”, afirmou.

Para o diretor vice-presidente da EBC, Mário Maurici, a mudança garante que a programação da TV pública chegue a muito mais cidades do país com padrão de qualidade muito superior. “Isso permite um outro olhar para a televisão, que é uma aproximação do Estado e do governo com a sociedade. A população passa a ter acesso a serviços públicos e à informação mais rápida do governo e à possibilidade de interagir”.

O superintendente da Regional Sudeste II/Sul da EBC, Manoel de Araújo Sobrinho, destacou a importância da TV pública no sentido de poder prover a população com o conteúdo que o sinal digital permite e poder carregar em um mesmo canal vários outros. “Estamos inaugurando a transmissão de duas outras tevês que já são produzidas há mais de dez anos, mas que estavam restritas só a um público específico da área. Agora, vamos poder utilizar esse conteúdo de forma mais democrática em todos os cantos do país”.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212