Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Caiado: Recibo impresso é crucial para credibilidade da democracia brasileira - Jornal Brasil em Folhas
Caiado: Recibo impresso é crucial para credibilidade da democracia brasileira


O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO), defendeu o uso do recibo impresso como método de segurança do processo eleitoral.

Em audiência sobre o tema na Comissão de Constituição e Justiça da Casa com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, nesta terça-feira (13/03), Caiado ressaltou que a aplicação da medida em meio à grave crise de credibilidade política é uma satisfação urgente ao eleitor de que o processo democrático está sendo respeitado.

"No momento em que vivemos uma crise política delicada, com a credibilidade de nossas instituições colocadas à prova, é preciso dar uma satisfação ao povo de que o seu voto está sendo respeitado. Não existe um município no Brasil que não tenha um cidadão questionando a eficácia da urna eletrônica. Estamos chegando a 35% dos eleitores não indo votar. Rejeitar que o processo eleitoral se torne mais confiável só agrava isso. Estamos tratando de algo maior do que uma questão técnica. É o sentimento de confiança da população que está em jogo. Temos que ter transparência total", defendeu o senador.

Caiado foi o relator no Senado do projeto de lei de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) aprovado e sancionado pelo presidente em 2017. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) argumenta que a implantação do método custaria cerca de R$ 2 bilhões, o que impede sua aplicação imediata.

"O TSE argumenta que aplicar a lei imediatamente custaria algo em torno de R$ 2 bilhões, o equivalente à reforma do estádio Mané Garrincha para a Copa. O que está em jogo agora é a credibilidade do processo democrático brasileiro. A garantia ao eleitor de que o processo eleitoral é confiável tem um valor muito maior do que uma reforma de um estádio e a população anseia por isso", afirmou.

SEGURANÇA
Janino defendeu a segurança do software da urna eletrônica e alertou para o alto custo da implantação do recibo impresso. Caiado questionou a justificativa, lembrando que o assunto é crucial para a credibilidade da democracia brasileira.

"O que causa estranheza para toda a população brasileira é o porquê dessa resistência. Dizem que nunca foi detectada uma fraude, mas como detectar se não tem como conferir? Engenheiros especializados e professores são claros ao dizer que não existe nenhum software que não seja potencialmente vulnerável. Assistimos a casos em que hackers invadem o sistema do Pentágono, da Sony, por que não invadiriam o sistema do TSE?", comparou.

CREDIBILIDADE
Para Caiado, o argumento maior supera a questão técnica. É preciso dar um retorno ao cidadão que contesta a eficácia da urna eletrônica e anseia por métodos que ampliem a segurança do processo.

"Posso dizer que, como médico cirurgião que sou, tenho que ter a humildade de poder explicar para um cidadão que a cirurgia que eu vou fazer tem tudo para dar o melhor resultado. O mesmo vale para o nosso processo eleitoral. Não basta ter segurança, precisa passar a mensagem de que é seguro o bastante para não ser questionado. À mulher de César não basta ser honesta, tem também que parecer honesta, comparou.

 

Últimas Notícias

Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
John Forman recusa cargo no Conselho de Administração da Petrobras
Em visita oficial, Macri é recebido no Planalto por Bolsonaro
Mercado financeiro prevê inflação em 4,02% neste ano
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
Produção de bicicletas aumenta 15,9% no Brasil
Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda de 2008 a 2018

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212