Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar - Jornal Brasil em Folhas
Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá), está desenvolvendo ações de incentivo para que os agricultores familiares forneçam seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município possui 1.630 famílias de agricultores que recebem informações técnicas para produzir com periodicidade e qualidade, e a expectativa de adesão é de mais de 100 agricultores até o final do ano.

O técnico agropecuário da Empaer, Carlos Alberto Quintino, fala que até o momento apenas oito agricultores estão entregando para a merenda escolar. Foram realizadas reuniões e visitas nas propriedades rurais para verificar os produtos a serem entregues conforme a produção no município. Quintino explica que os que aderirem ao PNAE vão entregar os seguintes produtos: mandioca, ovos, leite pasteurizado e derivados, hortaliças em geral, banana e outros. “Estamos mostrando aos produtores que o objetivo é agregar valor aos seus produtos e garantir renda para a família”, enfatiza.

Conforme Carlos Aberto, só participa do PNAE o produtor que tiver em mãos o instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar o crédito rural, a DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Empaer emite a DAP, que significa a comprovação de enquadramento do produtor como agricultor familiar. O documento facilita a comercialização dos produtos agrícolas e os recursos financeiros repassados pelo programa. Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

A extensionista social da Empaer, Aryanne Parreira Coelho, destaca que em 2017 o Programa Nacional de Alimentação Escolar repassou para as escolas públicas do município o valor de R$ 208 mil, e deste total pelo menos 30% poderia ter sido destinado aos agricultores. Segundo Aryanne, além da geração de renda, o PNAE também incentiva a produção sustentável e a aquisição de alimentos produzidos em âmbito local.

A Empaer estabeleceu parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Saúde. A extensionista destaca que os agricultores de Ribeirão Cascalheira têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas. “A compra direta dos produtos da agricultura familiar para a alimentação na escola pode gerar renda, mas também perspectivas para as famílias do campo, além da oferecer alimentação de qualidade para os estudantes e contribuir para o desempenho escolar”, enfatiza.

Ela esclarece que a relação entre a alimentação escolar e a formação de bons hábitos alimentares constitui uma experiência relevante, tendo-se em vista que a incorporação do costume da alimentação saudável durante a infância é crucial, já que exerce grande influência no comportamento dos indivíduos na vida adulta.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212