Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar - Jornal Brasil em Folhas
Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá), está desenvolvendo ações de incentivo para que os agricultores familiares forneçam seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município possui 1.630 famílias de agricultores que recebem informações técnicas para produzir com periodicidade e qualidade, e a expectativa de adesão é de mais de 100 agricultores até o final do ano.

O técnico agropecuário da Empaer, Carlos Alberto Quintino, fala que até o momento apenas oito agricultores estão entregando para a merenda escolar. Foram realizadas reuniões e visitas nas propriedades rurais para verificar os produtos a serem entregues conforme a produção no município. Quintino explica que os que aderirem ao PNAE vão entregar os seguintes produtos: mandioca, ovos, leite pasteurizado e derivados, hortaliças em geral, banana e outros. “Estamos mostrando aos produtores que o objetivo é agregar valor aos seus produtos e garantir renda para a família”, enfatiza.

Conforme Carlos Aberto, só participa do PNAE o produtor que tiver em mãos o instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar o crédito rural, a DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Empaer emite a DAP, que significa a comprovação de enquadramento do produtor como agricultor familiar. O documento facilita a comercialização dos produtos agrícolas e os recursos financeiros repassados pelo programa. Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

A extensionista social da Empaer, Aryanne Parreira Coelho, destaca que em 2017 o Programa Nacional de Alimentação Escolar repassou para as escolas públicas do município o valor de R$ 208 mil, e deste total pelo menos 30% poderia ter sido destinado aos agricultores. Segundo Aryanne, além da geração de renda, o PNAE também incentiva a produção sustentável e a aquisição de alimentos produzidos em âmbito local.

A Empaer estabeleceu parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Saúde. A extensionista destaca que os agricultores de Ribeirão Cascalheira têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas. “A compra direta dos produtos da agricultura familiar para a alimentação na escola pode gerar renda, mas também perspectivas para as famílias do campo, além da oferecer alimentação de qualidade para os estudantes e contribuir para o desempenho escolar”, enfatiza.

Ela esclarece que a relação entre a alimentação escolar e a formação de bons hábitos alimentares constitui uma experiência relevante, tendo-se em vista que a incorporação do costume da alimentação saudável durante a infância é crucial, já que exerce grande influência no comportamento dos indivíduos na vida adulta.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212