Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar - Jornal Brasil em Folhas
Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá), está desenvolvendo ações de incentivo para que os agricultores familiares forneçam seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município possui 1.630 famílias de agricultores que recebem informações técnicas para produzir com periodicidade e qualidade, e a expectativa de adesão é de mais de 100 agricultores até o final do ano.

O técnico agropecuário da Empaer, Carlos Alberto Quintino, fala que até o momento apenas oito agricultores estão entregando para a merenda escolar. Foram realizadas reuniões e visitas nas propriedades rurais para verificar os produtos a serem entregues conforme a produção no município. Quintino explica que os que aderirem ao PNAE vão entregar os seguintes produtos: mandioca, ovos, leite pasteurizado e derivados, hortaliças em geral, banana e outros. “Estamos mostrando aos produtores que o objetivo é agregar valor aos seus produtos e garantir renda para a família”, enfatiza.

Conforme Carlos Aberto, só participa do PNAE o produtor que tiver em mãos o instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar o crédito rural, a DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Empaer emite a DAP, que significa a comprovação de enquadramento do produtor como agricultor familiar. O documento facilita a comercialização dos produtos agrícolas e os recursos financeiros repassados pelo programa. Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

A extensionista social da Empaer, Aryanne Parreira Coelho, destaca que em 2017 o Programa Nacional de Alimentação Escolar repassou para as escolas públicas do município o valor de R$ 208 mil, e deste total pelo menos 30% poderia ter sido destinado aos agricultores. Segundo Aryanne, além da geração de renda, o PNAE também incentiva a produção sustentável e a aquisição de alimentos produzidos em âmbito local.

A Empaer estabeleceu parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Saúde. A extensionista destaca que os agricultores de Ribeirão Cascalheira têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas. “A compra direta dos produtos da agricultura familiar para a alimentação na escola pode gerar renda, mas também perspectivas para as famílias do campo, além da oferecer alimentação de qualidade para os estudantes e contribuir para o desempenho escolar”, enfatiza.

Ela esclarece que a relação entre a alimentação escolar e a formação de bons hábitos alimentares constitui uma experiência relevante, tendo-se em vista que a incorporação do costume da alimentação saudável durante a infância é crucial, já que exerce grande influência no comportamento dos indivíduos na vida adulta.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212