Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Pequenos produtores investem no cultivo de arroz com incentivo do governo - Jornal Brasil em Folhas
Pequenos produtores investem no cultivo de arroz com incentivo do governo


Nove famílias do Assentamento Forquilhas do Manso, no município de Rosário Oeste (113 km de Cuiabá), estão cultivando arroz com incentivos da linha de crédito “Desenvolve Agro” e “Aval Solidário”. A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso - Desenvolve MT em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) e a Prefeitura do Município se juntaram para estimular a geração de emprego e renda no município.

O investimento feito pelos produtores com recursos da linha de crédito da Desenvolve MT foi de R$ 179 mil, com uma área cultivada de 180 hectares de arroz, que deve ser colhido até em abril. Para garantir a venda da produção, uma cooperativa da cidade de Nova Mutum se comprometeu a comprar o grão assim que começar a colheita.

“Há 20 anos pleiteávamos o assentamento para a nossa primeira plantação. Até que fizemos um grupo de apoiadores junto com a Desenvolve MT, secretaria de Agricultura do Estado, vereadores, Prefeitura e sindicatos da região, que não mediram esforços e nos ajudaram a realizar esse sonho que já no mês de abril será concretizado. Eu, em nome dos outros produtores, gostaria de agradecer o presidente da Desenvolve MT, por ter vindo averiguar a nossa plantação”, afirmou o agricultor Márcio Guedes , que preside a Associação dos Produtores de Arroz da Forquilha do Manso (APROF).

O Aval Solidário funciona como apoio entre o grupo que toma o empréstimo da agência. Caso haja atraso nas parcelas, o grupo se responsabiliza pela quitação do débito.

A Desenvolve MT vem estimulando o setor da agricultura familiar com a linha de crédito “Desenvolve Agro” e incentivando a produção de grãos em pequenas propriedades no Estado. “A taxa que a Agência oferece para os produtores é de 13.8% ao ano. Essas famílias pleitearam com a nossa equipe em novembro de 2017, sendo que a plantação do arrozal começou em dezembro. Então o nosso maior objetivo é facilitar o empréstimo, oferecendo as nossas linhas de créditos para o pequeno produtor avançar”, pontuou o presidente da agência, José Adolpho Avelino Vieira Filho.

Para o prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, a aquisição foi um sucesso. “Outros produtores estão nos procurando para obter informações de como adquirir a linha de crédito da Desenvolve MT, porque se sentiram contagiados vendo o sucesso que está sendo a plantação do arroz. A experiência foi sem dúvidas o melhor negócio rentável para estes produtores”, vibrou o prefeito.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212