Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Fiscalização coíbe tráfico de animais silvestres no Noroeste de Minas - Jornal Brasil em Folhas
Fiscalização coíbe tráfico de animais silvestres no Noroeste de Minas


A prevenção contra o tráfico de animais silvestres e a criação ilegal de pássaros foram alvo de operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na região Noroeste de Minas. O trabalho ocorreu nos municípios de João Pinheiro, Paracatu e Unaí, e foi batizado de Operação Silvestre I.

A escolha da região para realização das atividades levou em conta o perfil local em relação a esse tipo de fauna. “As regiões Noroeste e Norte do Estado de Minas Gerais são áreas muito visadas pelo tráfico de animais silvestres porque possuem muitas espécies de pássaros como papagaios, periquitos e araras. Normalmente, os traficantes de animais subtraem os filhotes dos ninhos para abastecer o comércio ilegal de animais silvestres”, afirma o diretor de Fiscalização Ambiental da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Noroeste (Supram), Sérgio Nascimento Moreira.

O objetivo da fiscalização foi justamente o de evitar esse tipo de ocorrência, contribuindo para a preservação de espécies tão importantes para a fauna brasileira. Durante a ação foram apreendidas 68 aves mantidas em cativeiro.

Cadastros de criadores irregulares foram suspensos e cancelados. Também foi apreendido um alçapão, equipamento proibido encontrado constantemente nas fiscalizações de fauna.

A Serra das Araras, no Norte de Minas, é um dos locais que mais sofre com a ação dos traficantes de animais silvestres. A unidade de conservação abriga paredões e sítios geológicos que propiciam a reprodução e sobrevivência destas aves.

“Por isso, é muito importante a intensificação das atividades de fiscalização na região, como forma preventiva e repressiva contra o tráfico de animais silvestres. Também são necessárias atividades de educação ambiental para orientar e preparar a população para o convívio harmônico com a fauna local”, completa o diretor.

A operação de fiscalização Silvestre I faz parte do Planejamento Anual de Fiscalização da Semad e foi organizada pela Diretoria de Fiscalização Ambiental da Supram Noroeste de Minas. A iniciativa teve o apoio da Diretoria de Fiscalização dos Recursos Faunísticos e Pesqueiros (Difap) e do Núcleo de Fiscalização Alto Paranaíba (Nufis AP) da Semad, além da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Durante a fiscalização, foram averiguados os principais pontos de tráfico de animais silvestres na região, bem como foi feita a conferência dos grupos de criadores amadores de pássaros. Esses grupos foram identificados pelo Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) e por meio de denúncias recebidas na Semad, repassadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As multas aplicadas durante a operação somaram mais de R$ 1,5 milhão.

Regularização

As pessoas que possuem animais irregulares podem fazer a entrega voluntária em qualquer Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Minas Gerais ou entrar em contato com a Polícia Militar, para encaminhamento. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos telefones 155 (LigMinas) e 181 (disque-denúncia) ou nos Núcleos de Denúncias e Requisições da Semad (Nudens Regionais) espalhados pelo Estado.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212