Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Exposição e lançamento de livro movimentam a II Semana do Artesão Mineiro - Jornal Brasil em Folhas
Exposição e lançamento de livro movimentam a II Semana do Artesão Mineiro


Fortalecido pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), o artesanato mineiro comemorará a sua segunda semana especial entre os dias 18 e 23 de março.

Em parceria com o Centro de Arte Popular Cemig, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Federação do Artesanato Mineiro (FAM), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a II Semana do Artesão Mineiro contará com extensa programação.

Entre as atividades, haverá o início da exposição “Fibras Naturais e Papéis”, no Centro de Arte Popular Cemig, na quinta-feira (22/3). A mostra será composta por centenas de peças de artesanato produzidas com algumas das mais expressivas matérias-primas utilizadas, permitindo manifestações de caráter cultural, lúdico, decorativo e religioso do artesão mineiro.

No mesmo dia e local, destaque também para o lançamento do livro “Eu me ensinei – Narrativas da Criatividade Popular Brasileira”, da pesquisadora e galerista Edna Matosinho de Pontes. A obra sintetiza o trabalho e a biografia de 76 artistas, sendo 28 mineiros. O estado é representado no livro por produções em barro, madeira e papel.

O Governo do Estado também realizará mutirões de cadastramento de artesãos para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

Além da ação na Feira da Afonso Pena, tradicional passeio de domingo na capital mineira, haverá, ainda, o cadastramento na Casa da Economia Criativa Sebrae e na Penitenciária feminina Estevão Pinto. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto Centro Cape, por meio do Projeto Linhas da Liberdade, que visa à capacitação de mulheres em regime fechado em atividades artesanais.

Mais Artesanato: Ações de Consolidação do Artesanato Mineiro

Durante a Semana do Artesão, serão lançados importantes projetos do Governo de Minas Gerais com a missão de consolidar o avanço do artesanato no estado. Na segunda-feira (19/3), será apresentado o Plano Quadrienal de Desenvolvimento do Artesanato de Minas Gerais, o Mais Artesanato, primeiro documento de política pública do segmento no Estado.

Ele reúne as principais estratégias do setor para o desenvolvimento econômico e sustentável de Minas, além de representar um esforço conjunto de membros da administração pública e entidades do segmento.

Crédito: Neimar Costa

Para a elaboração do documento foram formados grupos de trabalho responsáveis por elaborar diagnósticos com as prioridades e linhas de ação; apoiar o trabalho de sistematização do texto; organizar, junto com Comitê Gestor do Projeto Mais Artesanato, eventos e fóruns para debater e divulgar o plano; e acompanhar e apoiar ações necessárias à sua implementação.

O Mais Artesanato terá a missão de aumentar a importância do artesanato mineiro, que movimenta cerca de R$ 3 bilhões anuais, o que corresponde a 10% do setor nacional, segundo dados do Sebrae.

No mesmo dia será lançado o Portal do Artesanato, plataforma digital da Federação do Artesanato Mineiro (FAM) que disponibilizará aos artesãos de todo o estado a opção de venda dos seus produtos.

A Semana do Artesão Mineiro e ações para o setor em 2017

A Semana do Artesão Mineiro é um evento comemorativo ao dia do artesão, homenageados no dia 19 de março. Em 2017, o Governo de Minas Gerais reuniu as comemorações em uma semana especial, ampliando as festividades e, principalmente, as iniciativas para valorizar o artesanato e os artesãos.

Neste ano, em sua segunda edição, a Semana do Artesão Mineiro já se mostra importante devido o crescimento que o setor apresentou no último ano.

Os mutirões de cadastramento surgiram na I Semana do Artesão Mineiro, e, somente em 2017, a iniciativa foi responsável pelo cadastro de cerca de três mil artesãos, número 75% maior do que no ano anterior. A Carteira Nacional do Artesão possibilita ao trabalhador acesso a capacitações e inscrever-se em editais para participação em feiras e exposições dos Governos de Minas Gerais e Federal.

Nos últimos 12 meses, além de ter realizado 16 mutirões de cadastramento de artesãos nos territórios mineiros, a Seedif teve participação em 15 eventos dos Fóruns Regionais e garantiu apoio em seis eventos regionais, entre os quais, as feiras de artesanato de Tiradentes, Belo Horizonte e Recife (PE).

Outra ação do Governo em 2017 foi o lançamento de um edital voltado ao artesanato. Por meio do documento, o Estado injetará R$ 1,8 milhão no desenvolvimento do setor, sendo 18 cooperativas e associações beneficiadas.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212