Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo entrega Escola Digna e Farol do Saber à população de Paulo Ramos - Jornal Brasil em Folhas
Governo entrega Escola Digna e Farol do Saber à população de Paulo Ramos


Na sexta-feira (16), o Governo do Estado entregou à população de Paulo Ramos a Escola Digna Cantinho do Saber e o Farol Do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’. A Escola Municipal Cantinho do Saber, fica no povoado localizado à cerca de 80km da sede de Paulo Ramos, em uma região de difícil acesso, e tem cerca de 122 famílias. A inauguração da escola traz esperança e alegria à todos os moradores. “Essa escola aqui não tem nem comparação com as outras, porque, antes, as crianças estudavam em uma casinha de palha, e agora esse ano tá bom demais, ‘nós’ só espera agora tudo de bom”, afirma a avó de três crianças que vão estudar na escola nova, Marinete Pereira da Silva, 53 anos.

As crianças estudavam provisoriamente em uma escola em Assentamento, e tinham que percorrer enormes distâncias para poder estudar. “Daqui pra ir pro Assentamento é muito longe para essas crianças irem todo dia a pé. Tendo um colégio na nossa comunidade, dá ‘de’ todo mundo estudar, até os adultos à noite. E as crianças não precisam ir ‘acolá’, que é distante e não tem casa perto”, ressalta Raimunda da Silva, 23 anos que cuida dos sobrinhos.

A entrega da Escola Digna contou com a presença da deputada estadual Ana do Gás, do prefeito de Paulo Ramos, Deuzimar Serra, do secretário de Cultura e Turismo Diego Galdino e do Secretário de Educação, Felipe Camarão. “O que está acontecendo aqui hoje no Centrão é especialmente para vocês, mães, pais e crianças. O governador Flávio Dino faz acontecer enquanto muitos não fazem. Somos muito agradecidos”, disse o prefeito Deuzimar Serra.

A deputada estadual Ana do Gás, esteve presente na inauguração, e reforça o agradecimento. “Nós só temos a agradecer, porque é uma luta é grande. Esse é um verdadeiro Cantinho do Saber. Mães, como é satisfatório ver os seus filhos estudando em uma escola assim. Estou muito feliz de presenciar e apoiar todos os projetos do governador, como o Escola Digna”, ressaltou a deputada Ana do Gás.

“Estive rodando o Maranhão durante essa semana, articulando obras, vistoriando outras e agora aqui no Centrão entregamos a vocês uma Escola Digna, e quero lhes dizer que ainda vamos fazer outras escolas aqui em Paulo Ramos, em parceria com a prefeitura. Reafirmo o compromisso, carinho e atenção do governador Flávio Dino com todos vocês. Vejam esse prédio e o que está sendo entregue, é o prédio mais bonito daqui do Centrão e é uma Escola Digna, isso é muito significativo. Viva a Educação, viva o Centrão!”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Farol do Saber

Com investimento de R$ 198.456,76 o Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), realizou a revitalização do Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’ localizado no município de Paulo Ramos. A reforma que integra a ação de requalificação de todos os 118 faróis foi entregue na tarde desta sexta-feira (16).

Com duração de apenas dois meses de obras, o Farol do Saber de Paulo Ramos deverá contribuir para a criação de um ambiente confortável aos seus visitantes. Dentre as obras realizadas no local, estão a revitalização de sua estrutura física, o reforço do acervo com mais de 500 obras, a climatização e a acessibilidade.

O secretário da Sectur, Diego Galdino, disse que equipamentos culturais como os faróis dos saberes são importantíssimos para que o maranhense tenha acesso a leitura. “Ficamos felizes com a entrega de mais um Farol, esperamos que a população usufrua desse espaço que tem como objetivo incentivar a leitura e o acesso ao conhecimento. Este espaço foi pensado para atender os mais variados tipos de públicos de crianças a idosos, além de pessoas com deficiências, pois trabalhamos para que esse espaço seja acessível a todos”, ressaltou Diego Galdino.

Segundo a coordenadora do sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, a reforma do Farol do Saber ‘Professora Eliane Araújo de Sousa’ trará a população de Paulo Ramos um ambiente digno para realização de pesquisas.

“Ficamos felizes em entregar mais um Farol do Saber inteiramente reformado, um espaço novo, confortável e salubre que contribuirá para que a população de Paulo Ramos tenha acesso à leitura”, disse Aline Nascimento.

A coordenadora do Farol do Saber do município de Paulo Ramos, Francitonia de Vasconcelos, disse que o local está pronto para receber alunos de diversos áreas e segmentos. “Ficamos muito felizes com a reforma, agora temos um ambiente em que os alunos vão querer frequentar, pois o nosso acervo foi atualizado e o ambiente é extremamente agradável para quem quer colocar os seus estudos em dias”, falou a coordenadora.

Dentre as ações de revitalizações dos Faróis do Saberes está a contratação de 94 bibliotecários para rede de Bibliotecas Faróis do Saber. O objetivo é fazer com que cada espaço possua um bibliotecário tecnicamente responsável pelo Farol.

Vitorino FreirePela manhã, o secretário de Educação, Felipe Camarão, esteve na cidade de Vitorino Freire e vistoriou duas escolas da Rede Estadual. A primeira foi o Centro de Ensino Rui Barbosa, que atende 756 alunos nos três turnos e foi reformada pela última vez em 2003. A escola é referência na região pelo número de alunos aprovados nos vestibulares todos os anos.

Na ocasião o secretário Felipe Camarão, acompanhado da prefeita Luanna Bringel, anunciou reparos na estrutura da escola. Também participou da agenda o deputado estadual Stênio Rezende.

A segunda escola visitada foi o Centro de Ensino Aparício Bandeira, que atende 512 estudantes nos três turnos e passou por uma reforma em 2005. A escola conta ainda com anexos nos povoados Juçaral dos Saraivas, Juçaral Mirim, Brejo das Flores, São João do Grajaú, Mururu e Pedra do Salgado em parceria com o município. O secretário Felipe anunciou revitalização do espaço escolar.

Além disso, foi assinado pelo secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a ordem de Serviço para a revitalização do Farol do Saber ‘Professora Olivia Tavares Pessoa’. As obras irão iniciar na próxima quarta-feira, 21.

 

Últimas Notícias

Saúde libera recursos para atender moradores da região de Brumadinho
Justiça determina prisão preventiva de acusado de espancar paisagista
Irmão de mulher espancada diz que ainda está chocado com a violência
Flamengo pede mais prazo para decidir sobre indenização de vítimas
Profissionais que atuaram em Brumadinho serão monitorados
Auditores descobrem 158 Kg de cocaína na fronteira com a Bolívia
Governo determina medidas de precaução para barragens em todo o país
Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212