Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Oct de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governador visita HTO e comemora mais de mil cirurgias em cinco meses - Jornal Brasil em Folhas
Governador visita HTO e comemora mais de mil cirurgias em cinco meses


Cinco meses após entregar à população Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), o governador Flávio Dino retornou à unidade, neste sábado (17), acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para comemorar junto a pacientes e profissionais de saúde o marco de mais de mil cirurgias realizadas no local. No período, foi registrado um total de 12.696 atendimentos, encerrando décadas de déficit de atendimento na área.

O HTO é o primeiro do estado de alta complexidade exclusivo na área e tem garantido atendimento ágil e resolutivo à população, diminuindo uma fila que, até outubro, chegava a dois anos de espera. O governador Flávio Dino destacou o empenho dos profissionais de saúde que garantiu a conquista das mil cirurgias em cinco meses de funcionamento. “Este número de cirurgias já realizadas é uma grande conquista para o nosso estado. Quero agradecer muito a toda equipe pela marca de mil cirurgias. Isso mostra que este hospital foi um passo acertado. Permitiu que o antigo Hospital Geral se transformasse efetivamente no hospital de câncer. Temos aqui uma alta produtividade e esse evento é para comemorar, agradecer e reconhecer em nome de todo povo do Maranhão. É um orgulho ver nossa equipe desempenhando este trabalho sempre com essa dedicação e eficiência em favor da saúde da nossa população”, afirmou Flávio Dino.

O HTO fez com que a saúde pública do estado avançasse no cuidado humanizado, uma das prioridades do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). De outubro até o início de março, o hospital registrou 1.033 cirurgias, 744 pequenos procedimentos (troca de curativos, pontos, pequenas cirurgias), 6.508 consultas, além de 4.411 exames (raio-x, tomografia, eletrocardiograma e ultrassonografia).

O secretário Carlos Lula ressaltou que o HTO representa a democratização do atendimento com qualidade em trauma ortopédico aos maranhenses. “O HTO representa um avanço muito grande. Aumentamos de 30 cirurgias mensais em 2014 para centenas. O que demonstra o acerto da decisão de fazê-lo. Melhoramos tanto a ortopedia no estado, quando o Hospital de Câncer passou a definitivamente atender somente casos de câncer. As filas nos Socorrões também diminuíram bastante. Estamos pensando saúde de acordo com as necessidades da população”, disse.

Segundo o diretor clínico do HTO, Newton Gripp, o marco de mais de mil cirurgias e a referência do hospital como uma unidade de qualidade avançada é fruto de muito trabalho e dedicação. Um reconhecimento merecido por parte do governador. “A equipe está de parabéns por este marco. A expectativa é que aumente mais a produtividade. É como uma seleção que se junta para treinar e depois vem o entrosamento. Com isso, aumentam os gols. A qualidade é o foco do nosso atendimento. Tudo o que fazemos é para o bem-estar do paciente”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade, a subsecretária da Saúde, Karla Trindade e secretários adjuntos da saúde.

Homenagens

O governador Flávio Dino entregou duas placas de agradecimento, uma para o ortopedista Henrique Salgueiro Rios, e outra para a enfermeira Renata Gonçalves da Silva, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação. Uma homenagem simbólica aos mais de 300 profissionais que compõem o corpo técnico do HTO e que têm se dedicado ao hospital.

“Gostaria de parabenizar o governador pelo hospital. Hoje, o trauma é uma epidemiologia que está aumentando. O HTO está tratando os pacientes que voltam mais rapidamente aos seus afazeres. É uma vitória que conseguimos junto ao governador. O mais importante é o paciente, o foco é sempre beneficiar a população do Maranhão”, comentou o médico.

Na ocasião, o governador aproveitou para visitar e conversar com pacientes internados na unidade. Um deles foi a aposentada Leonor Maria de Jesus Prazeres, de 72 anos, que aguardava para ir ao centro cirúrgico para uma cirurgia no fêmur. Ela fraturou o osso após uma queda no dia 23 de fevereiro no município de Bom Lugar. Leonor veio para o HTO encaminhada do Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal.

“É uma mudança na saúde pública para todo o estado. Menos de um mês para ser operada é bom, diminui o sofrimento da gente. Tenho muito que agradecer ao governador, por causa do trabalho dele e de sua equipe que estou aqui”, frisou a paciente.

O hospital

A estrutura do HTO conta com 44 leitos – 10 deles de UTI -, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos. Realiza mais de 200 cirurgias por mês, número que tem aumentado progressivamente.

A perspectiva é que cheguem a 400 cirurgias/mês. Com corpo clínico com mais de 45 médicos e equipamentos de alta tecnologia, a unidade oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico, marcação de consultas, análises clínicas, exames de imagem (Raios-X, Ultrassonografia e Tomografia). Para ter acesso à unidade, é preciso ser encaminhado por outras unidades de saúde do estado para serem acolhidos na unidade de traumatologia e ortopedia.

 

Últimas Notícias

BNDES empresta R$ 30 milhões para empresa de água de Manaus
Comércio do Rio poderá contratar 10,3 mil temporários para o natal
Aneel aprova reajuste de tarifa a consumidores de GO e interior de SP
Petrobras e chinesa CNPC avançam em acordo para retomar Comperj
Aprovado pela Aneel, aumento nas contas de luz da CEB está suspenso
BNDES dá início a processo de privatização de companhia elétrica do AP
Dólar fecha em queda e Bovespa sobe 2,83%
Senado rejeita projeto sobre venda de distribuidoras da Eletrobras

MAIS NOTICIAS

 

Equipe de transição deve ser definida hoje à tarde, diz Caiado
 
 
ONS vai reforçar ações de segurança energética nas eleições e no Enem
 
 
Inflação medida pelo INPC sobe para 0,30% em setembro
 
 
Universidades particulares terão disciplina sobre primeira infância
 
 
Com Enem, horário de verão começa no dia 18 de novembro
 
 
Governo anuncia recursos de R$ 600 milhões para o ensino médio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212