Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 o dia a dia regido por disciplina pensando no futuro - Jornal Brasil em Folhas
o dia a dia regido por disciplina pensando no futuro


Hierarquia, respeito e disciplina são diferenciais dos alunos nos colégios militares do Estado inaugurados neste mês de março.

A implantação dessas escolas é um novo desafio de ensino. Com apenas duas semanas de atividades, o Colégio Tiradentes, administrado pela Polícia Militar do Acre (PMAC), localizado no bairro Calafate, é referência em educação, civismo e respeito.

Quando perguntamos aos alunos sobre o que mais gostam nesse nosso projeto de educação, a resposta é unânime: disciplina. Apesar de as turmas serem de Ensino Fundamental, os adolescentes se comportam como gente grande. Mesmo com apenas duas semanas de aula, a entrada e saída nas salas, respeito, reverência, postura de cada futuro cidadão, ocorrem de forma sincronizada.

A rotina desses alunos é diferenciada. O colégio trabalha as disciplinas regulares acrescido de civismo, ordem unida, direitos e deveres e cidadania. A proposta do governo do Estado é resultado da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e corporações militares.
É diferente, tem toda essa questão de militarismo, faz a gente mudar a nossa educação, isso muda bastante nossa realidade, quero sair daqui já para a faculdade

“Nós trabalhamos hierarquia e disciplina, que são pilares da doutrina militar, além de respeito. Desde o primeiro dia de aula eles se identificam com a metodologia. Temos uma psicóloga que acompanha o desenvolvimento de cada um e, se necessário, o atendimento se estende aos pais também. Nossa proposta é ampliar as séries para os próximos anos e assim poder oferecer também o ensino médio”, explicou o major Agleison Alexandrino, diretor do Colégio Tiradentes.

Filho de militar, Daniel Akyo, 12 anos, afirma que não teve dificuldades para se adaptar a algumas regras, e pretende concluir o ensino médio no mesmo sistema de ensino. “É diferente, tem toda essa questão de militarismo, faz a gente mudar a nossa educação, isso muda bastante nossa realidade, quero sair daqui já para a faculdade” disse.

Em cada turno, oito supervisores militares dão suporte aos professores, tornando o ambiente escolar ainda mais seguro. O coordenador Pedagógico do Colégio Tiradentes, Albernilde Ramos, se emociona ao falar que recebe de pessoas da comunidade elogios a respeito de comportamento desses alunos fora da escola.
É muito gratificante a resposta da sociedade para essa nova construção. Todos os dias recebemos ligações de pessoas em busca de vagas para seus filhos, temos uma grande lista de espera. As demais escolas do estados também são excelentes, mas o diferencial é a disciplina militar é algo fantástico, e nossos alunos estão se adaptando ao novo sistema

A cada semana um aluno recebe a função de xerife, e fica responsável por cuidar da turma, observar alguma indisciplina, se há desvio de comportamento, o que os colegas precisam, fazer a chamada e apresentar a turma ao professor na entrada e saída da sala utilizando alguns termos militares.

“Tá sendo muito legal essa experiência, sempre sonhei em estudar numa escola militar, mas achava que não seria possível. Graças a Deus eu consegui realizar meu sonho. Gosto muito da forma como tudo acontece, estudo em um ambiente muito seguro, pontuou a aluna Vitória Brandão.

A equipe pedagógica visa inserir outras atividades como primeiros socorros, defesa pessoal, jogos, natação e música, além de premiações com divisas militares.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212