Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 MT Ciências realiza segunda etapa em Lucas do Rio Verde - Jornal Brasil em Folhas
MT Ciências realiza segunda etapa em Lucas do Rio Verde


Na segunda etapa 2018, o Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso estaciona na Show Safra, em Lucas do Rio Verde, na região centro-norte do estado. O MT Ciências é uma iniciativa é do Governo do Estado de Mato Grosso, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso e que tem como ferramenta principal a carreta cujo baú vira desde laboratório de ciência e tecnologia até sala para exibição de vídeos e palestras, e percorrerá os municípios do Estado.

Em Lucas do Rio Verde, a carreta ficará exposta na Show Safra, de 20 a 23 de março. As escolas interessadas devem agendar a visitação com a Secretaria Municipal de Educação. Para o público em geral, o atendimento é aberto.

A expectativa é que a exposição interativa e itinerante desperte a compreensão de conceitos e promova a popularização da ciência. “O Governo do Estado traz mais esse projeto que leva ciência a todos os cantos de Mato Grosso. São 2,1 milhões de investimentos, do Governo Federal, além da contrapartida estadual para a manutenção do projeto e o apoio da Fapemat”, destaca o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio.

Experiências inovadoras

A estrutura da carreta conta com uma extensão do baú e duas tendas externas armadas para abrigar o acervo de novidades. Os visitantes terão a seu dispor experiências únicas com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex, globos de plasma, condução humana, observação de vegetais e detalhes de insetos, multimídias, ilusões de óptica, anamorfose, casa maquete, além do famoso gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Durante a últimas semanas o MT Ciências realizou a primeira etapa em Cuiabá, atendendo cerca de 4,5 mil alunos. A estudante aluna Renata Fiorentino, do 2o. ano do ensino médio do Liceu Cuiabano Maria de Aruda Muller, participou da visita e aproveitou os conceitos de conservação ambiental, que estão alinhados aos projetos da escola. Misturar ciência, tecnologia e natureza foi uma ótima ideia que vai inspirar e facilitar ainda mais o dia-a-dia no aprendizado em sala de aula, afirmou a estudante.

As turmas que visitarem a carreta serão acompanhadas por uma equipe de oito monitores bolsistas devidamente treinados para que a experiência tenha o maior impacto possível. A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lectícia Figueiredo, explica que a há dois projetos semelhantes ao MT Ciências no país e, que os resultados são expressivos – o Museu do Ponto, em Minas Gerais e a Caravana da Ciência, no Rio de Janeiro.

“Levar toda essa estrutura aos alunos com um ambiente de descontração e ao mesmo tempo de informação sobre ciência, de maneira dinâmica e lúdica, fortalece e fixa os ainda mais os conceitos e o interesse pelos temas. É uma equipe de 13 pessoas, ao todo, envolvida com o projeto e que estará na estrada atendendo a população”, afirma Lectícia.

Segundo a Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia 2015, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apenas 12% dos brasileiros com mais de 16 anos visitam museus ou centros de ciência e tecnologia. Para o secretário Domingos Sávio, o MT Ciências dá acesso para que esse índice aumente. “Estamos levando 30 experimentos lúdicos e diferenciados, uma carga frágil que, mesmo com os cuidados de logística, chegará às regiões mais distantes do Estado. Levaremos não só a oportunidade e popularização da ciência, mas a inclusão também”, destaca.



 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212