Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


14 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Secretaria orienta população sobre golpes envolvendo concessão de benefícios a reeducandos - Jornal Brasil em Folhas
Secretaria orienta população sobre golpes envolvendo concessão de benefícios a reeducandos


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) alerta a população para golpes envolvendo o pagamento de taxa para a concessão de benefícios que são gratuitos a reeducandos, entre eles a carteira individual de visitante (CIV), o requerimento para solicitação do auxílio-reclusão no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao trabalho extramuro.

Conforme o superintendente penitenciário Gilberto Carvalho, a carteira de visitante, por exemplo, é um direito da família regulamentado desde 2014 a partir do Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário de Mato Grosso. Na capital, para requerer, basta ir até a unidade do Ganha Tempo no CPA 1. A perspectiva é ampliar este serviço também para Sinop, com a inauguração do Ganha Tempo local no final deste mês.

“Nos demais municípios, o solicitante deve pedir a carteira à administração do estabelecimento penal, mas é importante estar atento às regras, em primeiro lugar, a pessoa deve constar no rol de visitantes cadastrado pelo custodiado, este documento é emitido e assinado pelo reeducando. Após a entrada no pedido da CIV, o prazo para emissão é de 15 dias”.

O trabalho extramuro é regulamentado pelos artigos 36 e 37 da Lei de Execuções Penais (LEP) que impõem várias exigências para o acesso: cumprimento de 1/6 da pena, aptidão, responsabilidade, análise de perfil (bom comportamento) e entrevista com equipe multidisciplinar, composta por psicóloga e assistente social. Todo processo ainda é feito mediante anuência do Poder Judiciário, por serem presos do regime fechado.

“É importante frisar que não há taxas a serem pagas para que se obtenha acesso ao trabalho extramuro. A lei diz que o trabalho externo é admissível para os presos em regime fechado somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da administração direta ou indireta, ou entidades privadas, também impõe o limite máximo do número de presos será de 10% do total de empregados na obra”, explica.

Quanto ao auxílio-reclusão, a constituição prevê como direito fundamental o salário-família pago em razão dos dependentes para o trabalhador de baixa renda. Desta forma, é uma espécie de salário-família regulamentado pela Lei previdenciária nº 8.213/1991 e pelo Decreto 3.048/1999. Basta solicitar o requerimento junto à direção da unidade para dar entrada no INSS, mas é claro, também deve atender aos requisitos previstos na legislação que neste caso visa beneficiar os dependentes do preso que estiverem em regime fechado ou semiaberto, sendo ele contribuinte à época da prisão e não receber nenhum outro benefício.

Serviço

Os documentos necessários para a confecção da CIV são: cópias simples de carteira de identidade, CPF e Título de Eleitor; comprovante de residência em nome do titular – faturas de energia, água ou telefone (se não tiver o comprovante em nome do titular, deve levar declaração de residência autenticada em cartório pelo titular da conta); certidão negativa autenticada de antecedentes criminais de 1º Grau – TJMT; certidão negativa autenticada de antecedentes criminais da 1ª Região – TRF1; duas fotos 3x4 recentes e iguais; cônjuge deve apresentar certidão de casamento ou de união estável registrada em cartório e com duas testemunhas com firma reconhecida; para crianças deve ser apresentada certidão de nascimento, comprovante de residência da mãe ou pai e cópia de RG da mãe. O posto de atendimento do Sistema Penitenciário funciona das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212