Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


12 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Profissionais de segurança comemoram 16 anos do Gefron - Jornal Brasil em Folhas
Profissionais de segurança comemoram 16 anos do Gefron


Os alvos são de papel e metal. As armas e as munições são exatamente aquelas utilizadas nas atividades policiais da região de fronteira em Mato Grosso. Assim é realizada a modalidade desportiva de tiro que, mais uma vez, integrou as comemorações dos 16 anos do Grupo Especial de Segurança da Fronteira (Gefron-MT). Na quarta edição, o Torneio de Tiro reuniu mais de 70 inscritos, além de participantes de instituições convidadas, neste sábado (17.03), em Cáceres (214 km a Oeste de Cuiabá). Para os profissionais de segurança, é a oportunidade de praticar uma atividade habitual com foco esportivo e em um clima de integração.

Pela primeira vez participando do evento, o major PM Barros, do 6° Comando Regional de Araputanga, também estreou no pódio. Levou o troféu de primeiro lugar na categoria individual geral, motivo de surpresa para o próprio competidor, que está há 15 anos na Polícia Militar. Eu realmente não esperava, mas o mais importante é o momento de confraternização e também de aplicar a técnica que utilizamos no meio policial, só que com um clima mais agradável. O trabalho realizado na região de fronteira é fruto de uma união de esforços que tem dado certo, por isso temos que comemorar mais um ano do Gefron, ressaltou ele, que atuou no grupamento durante quatro anos também.

O segundo lugar da categoria geral individual ficou com o soldado PM Eduardo Alves e a terceira colocação com o cabo PM Cristiano Cozen, ambos do Gefron. Já na categoria geral por equipe foram contempladas também com troféus: 12º Comando Regional (1° lugar), Operacioanal Alfa do Gefron (2º) e Polícia Federal (3°). Ainda receberam troféus os primeiros colocados da categoria Gefron individual e os vencedores da equipe Gefron. Os participantes manusearam quatro tipo de armas durante a prova: uma pistola, submetralhadora, calibre 12 e fuzil semiautomático.

O comandante do Gefron, tenente-coronel José Nildo Oliveira, lembrou que a ideia do torneio surgiu com o objetivo de congregar a tropa. Depois nós abrimos para outros parceiros, outras instituições de segurança estaduais e federais que atuam na fronteira e colaboram para o êxito das operações, frisou.

Dessa forma, somaram-se ao evento a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Serviço de Operações Especiais (SOE-MT) da Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos (Sejudh-MT), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras que atuam na área de fronteira Brasil/Bolívia.

A importância do torneio também foi destacada pelo secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), coronel PM Jonildo de Assis. É um evento que já faz parte do calendário de comemorações do aniversário do Gefron, no sentido de promover um dia de esporte, adaptado às realidades policiais da região de fronteira. E a Sesp busca constantemente a integração entre todos os órgãos de segurança pública e as atividades fronteiriças estão inseridas nesse contexto.

Esporte com segurança

Para garantir a segurança dos participantes, o evento conta com a parceria do Clube de Tiro Prático de Várzea Grande. A prioridade é justamente garantir que tudo ocorra dentro da normalidade, sem incidentes. Nós somos habilitados pela Confederação Brasileira de Tiro Prático e passamos por reciclagens constantes para nos habituar com novas regras e aprimorar os cuidados, explicou o árbitro Paulo Delfino, que preside a instituição várzea-grandense. O município de Cáceres também contará com um clube próprio até meados de 2018, conforme afirmou Eliseu Campos. Esta parceria com o Gefron vai somar e também é importante para as pessoas conhecerem o nosso trabalho, disse o presidente do Clube de Tiro de Caça e Pantaneiro, que está sendo constituído.

Responsável pela organização dos eventos comemorativos dos 16 anos do Gefron, que inclui ainda uma corrida no próximo final de semana, o major PM William Becker de Martini, fez um agradecimento especial às empresas parceiras, que contribuíram com algum tipo de patrocínio. Isso é muito importante para a realização do evento que, além do foco esportivo e competitivo, visa o estreitamento das relações entre os profissionais de todos os órgãos de segurança.

O comandante do 2º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, tenente-coronel Antônio Hervé Braga Júnior, endossou. É mais uma oportunidade de nós nos integrarmos, e também aproveitarmos o momento para executarmos a atividade do tiro, que é funudamental para esse tipo de missão que temos na fronteira.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212