Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Fortes chuvas causam alagamentos e deslizamentos no Rio de Janeiro - Jornal Brasil em Folhas
Fortes chuvas causam alagamentos e deslizamentos no Rio de Janeiro


O sistema Alerta Rio informou que município permanece em estágio de atenção desde as 3h15 de hoje (22) por causa de núcleos de chuva, associados à entrada de ventos úmidos que sopram do mar em direção ao continente. A cidade, que já tinha enfrentado chuva forte durante a madrugada, voltou a passar por transtornos entre 11h e 14h.

Em consequência, foram registrados vários alagamentos, bolsões dágua, queda de árvores e deslizamentos de terra.

Sirenes

Na Rocinha, sete sirenes foram acionadas diante dos riscos de deslizamento após o registro de fortes chuvas, entre 11h15 e 11h30, com registro de 8,2 milímetros (mm) de precipitação. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio alertou que, por medida de segurança, nesses casos, os moradores devem seguir as orientações das mensagens de áudio e se dirigir aos pontos de apoio.

O acionamento das sirenes ocorre quando é atingido um dos protocolos para a medida: acumulado de 150 mm de chuva em 24 horas. Pelo mesmo motivo, quatro sirenes foram acionadas na comunidade do Vidigal, em que foi registrado acumulado de 12,2mm entre 11h30 e 11h45.

Deslizamentos

Próximo ao Vidigal, um deslizamento de terra interrompeu o tráfego nas duas pistas da Avenida Niemeyer. Às 14h06, a faixa em direção a São Conrado foi liberada, permanecendo fechada no sentido do Leblon, para trabalho das equipes da prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Não houve registro de vítimas. Houve deslizamento também na Estrada da Gávea.

Na zona norte, em apenas 15 minutos o bairro de Irajá registrou, entre 13h15 e 13h30, 7,2mm, que segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, corresponde a chuva forte. Pouco antes em Madureira, os pluviômetros marcaram 9,8 mm, entre 12h30 e 12h45, e no Alto da Boa Vista, atingiram 6,4 mm.

Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) foram para a autoestrada Lagoa-Barra para escoar bolsões dágua que afetavam a mobilidade na altura da Rocinha. Em consequência disso, o trânsito na região ficou lento nos dois sentidos.

Baixada Fluminense

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que às 11h15, o rio Botas, em Nova Iguaçu, estava em alerta máximo, que é o nível anterior ao transbordamento, pela escala de monitoramento do órgão. O mesmo ocorreu com o rio Saracuruna, em Duque de Caxias. Já os rios na região serrana estavam em atenção.

A medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre 5h30 da madrugada e 11h30 da manhã de hoje, Em Belford Roxo foram registrados 71,5 mm, em Nova Iguaçu foram 53,0 mm e em São João de Meriti 61,6 mm.

Previsão

De acordo com o Centro de Operações, o tempo permanecerá instável no Rio até a noite de hoje, podendo ocorrer acumulados significativos em alguns pontos da cidade. Para amanhã e sábado, a tendência é de redução da intensidade da chuva, com previsão de chuviscos e chuva fraca isolada.

Edição: Lidia Neves

 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212