Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo do Distrito Federal faz vistoria nos principais viadutos de Brasília - Jornal Brasil em Folhas
Governo do Distrito Federal faz vistoria nos principais viadutos de Brasília


O governo do Distrito Federal (DF) iniciou hoje (24) a vistoria dos principais viadutos do centro de Brasília, nas passagens abaixo das vias conhecidas como Eixo L e Eixo W, paralelas à principal estrada da cidade, chamada Eixão. A análise vai continuar pelos próximos 15 dias e é realizada pela empresa pública de urbanização da capital, a Novacap.

A preocupação com as estruturas ganhou destaque após o desmoronamento de parte de um viaduto do Eixão no início de fevereiro. Levantamentos do Tribunal de Contas do DF e de especialistas mostraram problemas em outras estruturas da cidade, como pontes, prédios, estradas e viadutos.

Essas passagens, conhecidas como tesourinhas, são os principais acessos às vias centrais que cortam a região central da cidade, chamada de Plano Piloto. Elas são parte importante do projeto urbanístico de Brasília.

No caso dos viadutos dos eixos L e W, serão analisadas as estruturas em geral, os parapeitos, pastilhas caídas, as armaduras e a altura do gabarito. Esta deve respeitar os 4 metros previstos no projeto da cidade, mas em razão de ajustes no asfalto a distância fica menor, ocasionando acidentes com caminhões que ficam presos ou batem no teto da passagem.

O rebaixamento de pavimento para garantir a altura de gabarito será feito pela Novacap onde for necessário, bem como a drenagem. Já o reforço de estrutura e a troca de pastilhas serão realizadas por meio da contratação de um fornecedor por meio de licitação.

Uma preocupação da Novacap é com os parapeitos no Eixão, instalados para evitar que carros e pedestres caiam na parte aberta do viaduto. “É uma estrutura pesada e se passar um veículo e bater pode cair. Temos que ver se tem algum trincado, se está solto e fazer a substituição”, explicou o presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

A empresa irá solicitar, por meio da Secretaria de Gestão de Territórios, a substituição dos parapeitos de concreto por modelos em metal, por serem estruturas mais seguras em caso de choque de veículo e terem manutenção mais fácil.

Segundo o presidente da empresa, as vistorias continuarão a ser feitas constantemente. Perguntado pela Agência Brasil sobre a periodicidade, Menegotto não adiantou. Ele lembrou que os cidadãos também podem avisar se avistarem algum local danificado, com rachaduras ou buracos, por exemplo. Em Brasília, o canal disponibilizado é o número 162.

Viaduto

A vistoria das principais estruturas do DF ganhou destaque após parte do Eixão ter desmoronado no início de fevereiro. Um restaurante foi parcialmente afetado, mas não houve vítimas.

Um laudo de especialistas da Universidade de Brasília (UnB) apontou a necessidade de demolir esta parte da via e reconstruí-la. No início de março, o governo do Distrito Federal convocou uma entrevista coletiva para dizer que discorda da proposta e defende a reforma do viaduto.

 

Últimas Notícias

Na primeira noite preso, Temer ficará em sala da PF no Rio
Aprovada lei que fixa prazo para notificar violência contra mulher
Bolsonaro participa no Chile de Cúpula Presidencial Sul-Americana
Inflação do aluguel é de 8,05% em 12 meses
Copom inicia reunião em Brasília com novo presidente do BC
Brasil e México passam a ter livre comércio de veículos leves
Reforma de militares economizará R$ 13 bilhões em 10 anos, diz Mourão
GM anuncia investimentos de R$ 10 bilhões em São Paulo

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212