Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Itaú Cultural devolve obra de Emil Bauch que foi roubada da Biblioteca Nacional - Jornal Brasil em Folhas
Itaú Cultural devolve obra de Emil Bauch que foi roubada da Biblioteca Nacional


O Instituto Itaú Cultural assinou hoje (23) um termo de compromisso para devolver à Fundação Biblioteca Nacional oito litografias do artista Emil Bauch (1823-1874), que tinham sido furtadas do acervo da instituição em 2004. As obras, impressas na Alemanha, fazem parte da coleção Souvenirs de Pernambuco, que integravam a Coleção Brasiliana Itaú, e passaram por uma perícia realizada por especialistas para verificar a procedência.

O Itaú Cultural informou que, enquanto as obras estavam expostas em suas dependências, não tinha conhecimento do roubo das mesmas. A instituição afirmou ainda que o tomou a iniciativa de disponibilizar o material voluntariamente para perícia, ao tomar conhecimento, pela imprensa, de que poderiam se tratar de peças furtadas da Biblioteca Nacional.

“Estamos estarrecidos e ao mesmo tempo fortemente empenhados em esclarecer os fatos em conjunto com a Biblioteca Nacional”, afirmou o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.
O compromisso do Itaú Cultural com a Fundação Biblioteca Nacional se estende à verificação de outras obras de sua coleção. “Além das oito litografias, já na semana passada também propusemos termo de compromisso, assinado nesta sexta-feira, para que técnicos da Biblioteca Nacional possam fazer uma verificação suplementar de obras específicas de nosso acervo”, apontou Saron.

Em nota, o Ministério da Cultura defendeu a punição dos culpados pelo roubo e prometeu reforçar a segurança da Biblioteca Nacional. “Esperamos que todos os responsáveis sejam identificados, julgados e punidos. E que o caso traga à luz a necessidade de um combate mais efetivo aos crimes relacionados a obras de arte no Brasil. O MinC irá procurar o Ministério da Justiça e o Ministério da Segurança Pública para tratar do assunto”, apontou.

O Itaú Cultural acrescentou que, desde 2009, realiza um conjunto de ações para democratizar o acesso e dar visibilidade pública à sua coleção. Entre as iniciativas está a criação de um portal na internet para apresentar ao público as coleções brasilianas existentes no país, em parceria com a Biblioteca Nacional e outras instituições. “O portal foi ao ar em 2017 e as obras de Emil Bauch, que são múltiplas, com outros exemplares em circulação no Brasil e exterior, figuram entre as peças exibidas na plataforma. O Itaú Cultural reforça que segue atuando em estreita colaboração com a Biblioteca Nacional”, completou em nota.

Edição: Amanda Cieglinski

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212