Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá - Jornal Brasil em Folhas
Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá


Técnicos e gestores da Assistência Social, Saúde e Educação das redes estadual e municipal participaram na manhã da última quarta-feira (21.03) de uma capacitação com o tema ‘Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas famílias’. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O objetivo da atividade, que foi realizada na Casa de Conselhos, em Cuiabá, foi orientar e capacitar os participantes em relação aos objetivos, princípios e particularidades da execução do Serviço de Proteção Social Especial para este público específico. Além disso, ao reunir atores de diversos níveis de atenção, a atividade fortalece a articulação e a intersetorialidade das políticas públicas.

A técnica de referência do MDS que coordenou a capacitação, Deusina Lopes Cruz, ressaltou a relevância da ação integrada entre o Governo Federal, estados e municípios. “A iniciativa é uma estratégia que visa o enfrentamento em nível nacional da questão da microcefalia, que teve uma forte incidência nos municípios da região nordeste e sudeste e diz respeito à toda a sociedade. A ação do governo nas três esferas profissionaliza a relação e responsabiliza o estado e entes”, disse.

Cuiabá será a primeira cidade do estado de Mato Grosso a receber a unidade especializada, cuja inauguração está prevista para o mês de abril. O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho, participou da abertura do evento e falou sobre a implantação da nova unidade.

“Nós estamos preparando para o início de abril a inauguração. Essa casa vai atender crianças com microcefalia de 0 a 6 anos. Eu vejo que é um grande ganho, porque hoje há poucas cidades que disponibilizam estes serviços. Estamos felizes em poder oferecer mais esses serviços à população cuiabana e de todo o estado”, destacou o gestor.

Já a presidente da Federação das Associações Pestalozzi em Mato Grosso, Ivone Almeida da Costa, destacou a perspectiva das mulheres e mães e a importância da unidade para o fortalecimento do vínculo familiar. “A longa exposição da mãe à situação de stress pelos cuidados com o filho com deficiência, por exemplo, pode promover o isolamento social e o desestímulo pela busca da inclusão social do filho. Com a ampliação dos serviços da Proteção Social Especial, as famílias vão ter todo o apoio necessário e isso não ocorrerá”, concluiu.

Centro Dia

O Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas Famílias é uma unidade de oferta do Serviço de Proteção Social Especial que tem como público alvo Crianças com deficiência, com microcefalia ou deficiências associadas, prioritariamente entre zero e seis anos, e suas famílias, convivendo em situação de vulnerabilidade social, de risco ou direito violado. A unidade oferece um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos de vida diária complementares aos familiares e instrumentais de participação social.

Entre eles, apoio e orientação aos cuidadores familiares, articulação para rapidez no acesso da criança aos serviços de saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creches e pré-escolas; estratégias de inclusão social da família, estímulo à escolaridade e capacitação profissional; acesso aos benefícios e renda e às iniciativas de melhora de condições sociais e fortalecimento da função protetiva da família.



 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212