Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá - Jornal Brasil em Folhas
Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá


Técnicos e gestores da Assistência Social, Saúde e Educação das redes estadual e municipal participaram na manhã da última quarta-feira (21.03) de uma capacitação com o tema ‘Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas famílias’. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O objetivo da atividade, que foi realizada na Casa de Conselhos, em Cuiabá, foi orientar e capacitar os participantes em relação aos objetivos, princípios e particularidades da execução do Serviço de Proteção Social Especial para este público específico. Além disso, ao reunir atores de diversos níveis de atenção, a atividade fortalece a articulação e a intersetorialidade das políticas públicas.

A técnica de referência do MDS que coordenou a capacitação, Deusina Lopes Cruz, ressaltou a relevância da ação integrada entre o Governo Federal, estados e municípios. “A iniciativa é uma estratégia que visa o enfrentamento em nível nacional da questão da microcefalia, que teve uma forte incidência nos municípios da região nordeste e sudeste e diz respeito à toda a sociedade. A ação do governo nas três esferas profissionaliza a relação e responsabiliza o estado e entes”, disse.

Cuiabá será a primeira cidade do estado de Mato Grosso a receber a unidade especializada, cuja inauguração está prevista para o mês de abril. O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho, participou da abertura do evento e falou sobre a implantação da nova unidade.

“Nós estamos preparando para o início de abril a inauguração. Essa casa vai atender crianças com microcefalia de 0 a 6 anos. Eu vejo que é um grande ganho, porque hoje há poucas cidades que disponibilizam estes serviços. Estamos felizes em poder oferecer mais esses serviços à população cuiabana e de todo o estado”, destacou o gestor.

Já a presidente da Federação das Associações Pestalozzi em Mato Grosso, Ivone Almeida da Costa, destacou a perspectiva das mulheres e mães e a importância da unidade para o fortalecimento do vínculo familiar. “A longa exposição da mãe à situação de stress pelos cuidados com o filho com deficiência, por exemplo, pode promover o isolamento social e o desestímulo pela busca da inclusão social do filho. Com a ampliação dos serviços da Proteção Social Especial, as famílias vão ter todo o apoio necessário e isso não ocorrerá”, concluiu.

Centro Dia

O Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas Famílias é uma unidade de oferta do Serviço de Proteção Social Especial que tem como público alvo Crianças com deficiência, com microcefalia ou deficiências associadas, prioritariamente entre zero e seis anos, e suas famílias, convivendo em situação de vulnerabilidade social, de risco ou direito violado. A unidade oferece um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos de vida diária complementares aos familiares e instrumentais de participação social.

Entre eles, apoio e orientação aos cuidadores familiares, articulação para rapidez no acesso da criança aos serviços de saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creches e pré-escolas; estratégias de inclusão social da família, estímulo à escolaridade e capacitação profissional; acesso aos benefícios e renda e às iniciativas de melhora de condições sociais e fortalecimento da função protetiva da família.



 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212