Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá - Jornal Brasil em Folhas
Ministério do Desenvolvimento e Setas promovem capacitação em Cuiabá


Técnicos e gestores da Assistência Social, Saúde e Educação das redes estadual e municipal participaram na manhã da última quarta-feira (21.03) de uma capacitação com o tema ‘Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas famílias’. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O objetivo da atividade, que foi realizada na Casa de Conselhos, em Cuiabá, foi orientar e capacitar os participantes em relação aos objetivos, princípios e particularidades da execução do Serviço de Proteção Social Especial para este público específico. Além disso, ao reunir atores de diversos níveis de atenção, a atividade fortalece a articulação e a intersetorialidade das políticas públicas.

A técnica de referência do MDS que coordenou a capacitação, Deusina Lopes Cruz, ressaltou a relevância da ação integrada entre o Governo Federal, estados e municípios. “A iniciativa é uma estratégia que visa o enfrentamento em nível nacional da questão da microcefalia, que teve uma forte incidência nos municípios da região nordeste e sudeste e diz respeito à toda a sociedade. A ação do governo nas três esferas profissionaliza a relação e responsabiliza o estado e entes”, disse.

Cuiabá será a primeira cidade do estado de Mato Grosso a receber a unidade especializada, cuja inauguração está prevista para o mês de abril. O secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, Wilton Coelho, participou da abertura do evento e falou sobre a implantação da nova unidade.

“Nós estamos preparando para o início de abril a inauguração. Essa casa vai atender crianças com microcefalia de 0 a 6 anos. Eu vejo que é um grande ganho, porque hoje há poucas cidades que disponibilizam estes serviços. Estamos felizes em poder oferecer mais esses serviços à população cuiabana e de todo o estado”, destacou o gestor.

Já a presidente da Federação das Associações Pestalozzi em Mato Grosso, Ivone Almeida da Costa, destacou a perspectiva das mulheres e mães e a importância da unidade para o fortalecimento do vínculo familiar. “A longa exposição da mãe à situação de stress pelos cuidados com o filho com deficiência, por exemplo, pode promover o isolamento social e o desestímulo pela busca da inclusão social do filho. Com a ampliação dos serviços da Proteção Social Especial, as famílias vão ter todo o apoio necessário e isso não ocorrerá”, concluiu.

Centro Dia

O Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas Famílias é uma unidade de oferta do Serviço de Proteção Social Especial que tem como público alvo Crianças com deficiência, com microcefalia ou deficiências associadas, prioritariamente entre zero e seis anos, e suas famílias, convivendo em situação de vulnerabilidade social, de risco ou direito violado. A unidade oferece um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos de vida diária complementares aos familiares e instrumentais de participação social.

Entre eles, apoio e orientação aos cuidadores familiares, articulação para rapidez no acesso da criança aos serviços de saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creches e pré-escolas; estratégias de inclusão social da família, estímulo à escolaridade e capacitação profissional; acesso aos benefícios e renda e às iniciativas de melhora de condições sociais e fortalecimento da função protetiva da família.



 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212