Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo registra mais de 11 mil atendimentos no Mais Saúde na zona rural de São Luís - Jornal Brasil em Folhas
Governo registra mais de 11 mil atendimentos no Mais Saúde na zona rural de São Luís


Em dois dias de atividades do Mais Saúde, o Governo do Estado registrou mais de 11 mil atendimentos, neste fim de semana, no Centro de Ensino Professor Mario Martins Meireles, na BR-135.

Os moradores da zona rural de São Luís participaram da ação e redobraram o cuidado com a saúde. Crianças, jovens, adultos e idosos receberam atendimento na edição especial do Mais Saúde Mulher.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou a execução das atividades e conversou com a população da zona rural de São Luís. “A gestão do governador Flávio Dino trabalha para que tanto a assistência primária, quanto serviços de média e alta complexidade estejam ao alcance de todos. Com o Mais Saúde, oferecemos mais agilidade no atendimento da atenção básica,” disse.

O Mais Saúde, realizado no Centro de Ensino Professor Mario Martins Meireles, na BR-135, registrou durante os dois dias da ação 11.174 atendimentos. “Por ser uma edição especial para as mulheres, incluímos serviços especializados para elas, como nutricionista, dermatologista e ginecologista com exames preventivos”, explicou o coordenador do Mais Saúde, Sandro Monteiro.

E as mulheres realmente compareceram ao evento, mesmo com as fortes chuvas. Foram 328 consultas com dermatologista, 276 com ginecologista, realização de 89 exames preventivos, 73 atendimentos no Espaço da Beleza realizados durante o fim de semana. Consultas com clinico geral, pediatra, orientações sobre saúde bucal, tabagismo, diabetes e hipertensão, além da emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também fizeram parte dos serviços oferecidos durante essa edição.

A dona de casa Maria José Silva Santana, de 47 anos, moradora do Mangue Seco, bairro próximo de Pedrinhas, participou dos dois dias do Mais Saúde. “Ontem [sábado] eu trouxe minhas filhas, gostei demais do atendimento. Elas vacinaram, consegui consultá-las, até remédios receberam. Hoje deixei elas com o pai e vim fazer minhas consultas. A gente precisa se cuidar e aqui é longe de tudo. Tomara que venha mais vezes”, disse.

Colcha de retalhos

Mulheres artesãs e representes de movimentos sociais bordaram uma colcha de retalhos com mensagens alusivas à luta delas, com a participação de servidoras da Secretaria de Estado da Saúde. Thais Campos, presidente da União Brasileira de Mulheres no Maranhão e Josefa Preta, presidente da Associação de Moradores do Maracanã, entregaram a colcha ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Essa colcha é pra que nunca seja esquecido o que precisamos: direitos iguais, educação, oportunidades de trabalho e também saúde. Uma ação como essa aqui é a prova que o governo tem olhado pra nós”, disse Josefa Preta.

O secretário Carlos Lula agradeceu o gesto das artesãs e destacou a próxima ação em saúde. “Recebo com carinho a colcha de mensagens. Investir na assistência em saúde das mulheres é uma prioridade da gestão estadual. Estamos trabalhando incansavelmente na melhoria da rede de serviços públicos do estado”, pontuou Carlos Lula.

Atendimentos

Durante o Mais Saúde também foram realizados 372 testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites), 1.073 serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia), 324 atendimentos de serviço social. No posto do Viva Cidadão, 214 atendimentos para emissão de RG, CPF e antecedentes criminais gratuitos foram registrados. Na vacinação, 111 pessoas a partir de 10 anos foram imunizadas contra doenças como HPV e febre amarela.

O Mais Saúde Mulher contou com a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer, exames preventivos, exames laboratoriais e consultas odontológicas. A carreta itinerante é fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Hospital de Câncer de Barretos, a Vale e a Fundação Pio XII. O objetivo é reforçar as ações de combate ao câncer no Maranhão, especialmente câncer de colo de útero, de mama e de boca. Além da carreta, um Espaço Beleza com maquiagem, massoterapia e sessões de acupuntura foi bastante procurado.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212