Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


20 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Primeira etapa de plano de manejo é concluída - Jornal Brasil em Folhas
Primeira etapa de plano de manejo é concluída


A Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniu nesta semana com a empresa IGPlan para acompanhar o desenvolvimento do plano de manejo do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (PESRF). Concluída a primeira etapa do projeto, que incluiu a elaboração do plano de trabalho e cronograma, a equipe multidisciplinar irá agora fazer o levantamento de dados secundários.

O cronograma também inclui a realização de oficina participativa com a população e lideranças locais. “É nesta etapa que vamos ouvir os anseios da população e a relação dos moradores do município com a Unidade de Conservação”, explica o diretor técnico da IGPlan, Franco Amato, pontuando que a previsão é que esta primeira oficina seja realizada em maio.

Também serão realizadas campanhas de campos por uma equipe de oito especialistas para elaboração do documento técnico, que estabelecerá o zoneamento da unidade de conservação, equipamentos que poderão ser instalados, entre outros aspectos. Esse diagnóstico amplo e tecnicamente embasado será novamente apresentado à população local no segundo semestre de 2018. Após esta etapa serão a equipe irá consolidar o plano, apresentando um planejamento para consolidação do PESRF.

A construção do plano de manejo atende uma das cláusulas previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Sema e Ministério Público Estadual em abril de 2017. Para elaborar o plano de manejo do PERSF, a secretaria firmou um contrato de compensação ambiental com a Mineradora Apoena S.A. Os representantes da empresa também participaram das discussões para acompanhar a execução dos trabalhos.

Turismo

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso. São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência. O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do Estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda. A unidade de conservação faz fronteira com o Parque Nacional de Noel Kempff, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

O parque foi criado em 1997 por meio do Decreto no. 1.796 como unidade de conservação da categoria proteção integral. De acordo com Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado pela lei 9.985, de 18 de julho de 2000, essas áreas são destinadas à proteção da natureza e por isso é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; ou seja, aquele que não envolvem consumo, coleta ou danos aos recursos naturais. Entre os usos indiretos dos recursos naturais podemos ter a recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, entre outras.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212