Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Peregrinos lotam Parque Estadual da Serra Azul durante feriado santo - Jornal Brasil em Folhas
Peregrinos lotam Parque Estadual da Serra Azul durante feriado santo


Fiéis de toda a região do Araguaia realizaram na sexta-feira Santa (30.03) a subida dos 1.204 degraus da escadaria da fé até o mirante do Cristo Redentor no Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), para realizar orações, fazer pedidos de curas, milagres e pagar promessas.

A movimentação no Parque foi intensa. Desde às 06h já havia um número significativo de romeiros se encaminhando para a entrada da escadaria, com o objetivo de cumprir uma tradição do município de mais de 50 anos.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Polícia Militar e da Força Aérea, além dos Brigadistas da Aliança da Terra e voluntários da Associação dos Amigos dos Animais fiscalizou a movimentação no parque. Já o Corpo de Bombeiros prestou auxilio para aqueles que tinham algum tipo de dificuldade na subida.

Segundo a Gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner, o evento foi possível graças ao esforço das instituições envolvidas na organização e condução da peregrinação, buscando essencialmente a segurança das pessoas e a proteção do Parque. O evento se tornou realidade graças a uma parceria entre a Sema, por meio da gerência do Parque, e da prefeitura de Barra do Garças.

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a adesão ao evento demonstra a importância que a Unidade de Conservação tem no dia a dia da população local. “O contato do cidadão com a natureza é fundamental para que ele nos auxilie na preservação e por isso foi feito todo o esforço para que os peregrinos pudessem cumprir a peregrinação no Parque, algo que já está arraigado na cultura da região”.

Serra Azul

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no bioma cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada Astyanax xavante. Foi criado pela Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.

Com a proposta de oferecer segurança aos visitantes e cumprir as recomendações do MPE, a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor.

A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 em razão de uma notificação recomendatória do MPE, depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

De 2014 até a presente data a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso- Comarca de Barra do Garças, vem desenvolvendo ações para a reabertura da UC. Em dezembro de 2017 foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria e revitalização dos Mirantes do Cristo Redentor e da Nossa Senhora. Até o dia 19 de março foram registrados 41.465 visitantes.

 

Últimas Notícias

Índice de registro de imóveis pode melhorar transações no país
Programa para receber declaração do IR estará disponível segunda-feira
Paulo Guedes espera aprovação da reforma da Previdência até junho
Doria anuncia redução do aumento do preço médio do gás em São Paulo
Pesquisador em Engenharia Aeroespacial assume presidência do CNPq
Ortega anuncia retomada do diálogo com a sociedade organizada
Empresária vítima de tentativa de feminicídio no Rio deixa hospital
Atriz Fernanda Montenegro recebe alta de hospital no Rio

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212