Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Fórum debaterá perfil epidemiológico e ações de promoção da saúde no Alto Tapajós - Jornal Brasil em Folhas
Fórum debaterá perfil epidemiológico e ações de promoção da saúde no Alto Tapajós


O Hospital Regional de Alta Floresta “Albert Sabin” promove nesta sexta-feira (06.04) um fórum para apresentar a série histórica de produção da unidade hospitalar, o perfil epidemiológico do Alto Tapajós e debater com servidores, prefeitos e secretários ações de promoção da saúde na região. O evento marca o Dia Mundial da Saúde, lembrado todo dia 7 de abril.

A produção do Hospital Regional de Alta Floresta, explica o diretor geral José Marcos Santos da Silva, dá sustentação para entender o perfil epidemiológico da região. “Com os dados consolidados em mãos, vamos discutir sugestões para que possam nos ajudar a construir um atendimento de qualidade à população e estamos aproveitando a chegada do Dia Mundial da Saúde para promover este debate democrático”.

Segundo José Marcos, todas as sextas-feiras, durante a reunião de condução, os dados de produção do Hospital Regional de Alta Floresta são analisados e o fórum vai permitir com que eles sejam socializados com os servidores e também com a sociedade organizada.

“Ao idealizarmos o fórum levamos em consideração os valores do SUS e a participação da comunidade e controle social como fundamentais para a definição das necessidades, prioridades, acompanhamento e avaliação do que está sendo feito pelo SUS por meio dos Conselhos e Conferências de Saúde”, esclarece o diretor.

Além de considerar as interfaces da saúde pública na Região Alto Tapajós, o fórum reforça a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e a orientação programática, com setores estruturados para apuração das causas de doenças e mortes.

“Importante ressaltar, neste contexto, que os hospitais regionais têm como missão prover a região de sua abrangência, de assistência pública de saúde especializada, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, acrescenta José Marcos.

Durante o fórum, quando será apresentado à sociedade o Relatório de Gestão do Hospital Regional de Ala Floresta com análise técnica da série histórica de 2015 a 2017, será possível promover a integração entre os gestores estaduais e municipais de saúde sobre a rede de serviços na região Alto Tapajós, identificar e analisar o perfil epidemiológico da região, identificar a prevalência das doenças e adversos relevantes que aparecem durante o tratamento.

A expectativa é de que seja possível elaborar um documento com sugestões para o futuro da saúde pública da região Alto Tapajós e também uma reflexão sobre a qualidade, humanização e excelência da promoção, prevenção, atenção e recuperação das pessoas,

O evento contará com a presença do secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES/MT, Cassiano Falleiros. “Este fórum abre uma discussão inédita com a sociedade organizada partindo de um hospital público e atesta o movimento que vem sendo feito pela reconstrução do SUS em Mato Grosso”, pontua Falleiros, adiantando que outras unidades devem aderir a esta ação.

Programação

8h às 9h — Mesa de abertura sobre o Tema: “Saúde Para Todos – O futuro da Saúde na Região Alto Tapajós” - Secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso (ou seu representante) Secretários de Saúde dos Municípios da Região Alto Tapajós, Gestores Municipais, Conselhos Municipais, Consórcio Municipal, Técnicos e Profissionais de Saúde e Autoridades.

9h às 10h - Painel do HRAFAS – Apresentação do HRAFAS – Produção Hospitalar da Série Histórica de 2015-2016-2017, as áreas, ações e serviços prestados aos usuários do SUS na Região.

10h às 11h — Mesa de Debates: “A Promoção da Saúde no SUS da Região”. Debatedores: SES/MT - ERS/AF – HRAFAS- Gestores Municipais de Saúde - Conselhos Municipais de Saúde da Região Alto Tapajós – Consórcio Intermunicipal de Saúde.

11h às 12h – Consolidado do Fórum: Sugestões para o futuro do SUS na Região Alto Tapajós, com foco na qualidade, humanização e excelência da promoção, prevenção, atenção e recuperação das pessoas, pela análise do impacto epidemiológico, conferências e projetos de saúde.

 

Últimas Notícias

Governadores pedem ao STF julgamento de processos sobre repasses
Ministro quer atrair investimentos privados para Jardim Botânico do RJ
Fies vai oferecer 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda
TJ libera R$ 13 milhões para Vale ressarcir gastos do governo mineiro
Vale pede mais tempo para analisar Termo de Ajuste Preliminar
Deputados do Rio presos podem ter posses suspensas
Vale suspende operação em barragem em Brucutu e de mina em Brumadinho
TRE-RJ mantém ex-deputado Paulo Melo inelegível até 2024

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212