Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo promove ciclo de palestras sobre Transtorno do Espectro Autista - Jornal Brasil em Folhas
Governo promove ciclo de palestras sobre Transtorno do Espectro Autista


O Maranhão avançou no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) com a implantação, em 2017, do Serviço para Pessoas com TEA no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER), no Olho d’Água. Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu o I Ciclo de Palestras “Possibilidades de Intervenção Multidisciplinar no Serviço Especializado ao Transtorno do Espectro Autista”, no auditório da SES.

A proposta era socializar a experiência, que completou um ano, com profissionais de saúde e assistência, familiares e pessoas interessadas na temática. “Temos um serviço inovador e pioneiro na saúde pública do país, com uma abordagem diferenciada. Completamos um ano e a avaliação é extremante positiva, pois percebemos a evolução dos nossos pacientes. Isso abre uma perspectiva de ampliação dos serviços”, avaliou a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado.

Entre as temáticas trabalhadas no ciclo, destaque para uso de medicação, alimentação, intervenção multidisciplinar no tratamento, a psicologia escolar e educacional a serviço da inclusão de pessoa com TEA e sexualidade e afetividade.

Segundo a coordenadora da Assistência à Pessoa com TEA do CER Olho d’Água, Flávia Teresa Neves, o serviço tem proporcionado ganhos imensos às famílias assistidas, que atualmente somam 72.

“É um assunto que está em debate no momento, pois urge o avanço de políticas públicas para intervenção, acolhimento e inclusão das pessoas com TEA. Estamos compartilhando no ciclo um pouco da nossa experiência, que é um projeto piloto, com ganhos inéditos. Como a melhora no repertório das crianças, na qualidade de vida das famílias, na inclusão nos ambientes regulares”, comentou Flávia Teresa Neves.

Participaram da mesa de abertura a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos, Lídia Schramm, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; e a gerente de qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ana Carolina Marques.

ATENDIMENTOS

O serviço para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) realizou 17.707 atendimentos, desde sua inauguração em abril de 2017. As crianças com TEA recebem do Governo do Estado tratamento com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e educadores físicos. Os pacientes passam por intervenções diretas, indiretas e multiprofissionais com analista do comportamento fazendo a supervisão de programas.

No serviço, as crianças recebem tratamento intensivo, cinco dias na semana. A metodologia usada é da Análise do Comportamento Aplicada – popularmente chamado de ABA, do termo em inglês Applied Behavior Analysis.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212