Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Governo promove ciclo de palestras sobre Transtorno do Espectro Autista - Jornal Brasil em Folhas
Governo promove ciclo de palestras sobre Transtorno do Espectro Autista


O Maranhão avançou no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) com a implantação, em 2017, do Serviço para Pessoas com TEA no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER), no Olho d’Água. Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu o I Ciclo de Palestras “Possibilidades de Intervenção Multidisciplinar no Serviço Especializado ao Transtorno do Espectro Autista”, no auditório da SES.

A proposta era socializar a experiência, que completou um ano, com profissionais de saúde e assistência, familiares e pessoas interessadas na temática. “Temos um serviço inovador e pioneiro na saúde pública do país, com uma abordagem diferenciada. Completamos um ano e a avaliação é extremante positiva, pois percebemos a evolução dos nossos pacientes. Isso abre uma perspectiva de ampliação dos serviços”, avaliou a diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado.

Entre as temáticas trabalhadas no ciclo, destaque para uso de medicação, alimentação, intervenção multidisciplinar no tratamento, a psicologia escolar e educacional a serviço da inclusão de pessoa com TEA e sexualidade e afetividade.

Segundo a coordenadora da Assistência à Pessoa com TEA do CER Olho d’Água, Flávia Teresa Neves, o serviço tem proporcionado ganhos imensos às famílias assistidas, que atualmente somam 72.

“É um assunto que está em debate no momento, pois urge o avanço de políticas públicas para intervenção, acolhimento e inclusão das pessoas com TEA. Estamos compartilhando no ciclo um pouco da nossa experiência, que é um projeto piloto, com ganhos inéditos. Como a melhora no repertório das crianças, na qualidade de vida das famílias, na inclusão nos ambientes regulares”, comentou Flávia Teresa Neves.

Participaram da mesa de abertura a secretária adjunta de Assuntos Jurídicos, Lídia Schramm, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; e a gerente de qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ana Carolina Marques.

ATENDIMENTOS

O serviço para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) realizou 17.707 atendimentos, desde sua inauguração em abril de 2017. As crianças com TEA recebem do Governo do Estado tratamento com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e educadores físicos. Os pacientes passam por intervenções diretas, indiretas e multiprofissionais com analista do comportamento fazendo a supervisão de programas.

No serviço, as crianças recebem tratamento intensivo, cinco dias na semana. A metodologia usada é da Análise do Comportamento Aplicada – popularmente chamado de ABA, do termo em inglês Applied Behavior Analysis.

 

Últimas Notícias

Mercado financeiro prevê inflação em 4,02% neste ano
Consultas de CPFs para vendas a prazo no comércio crescem 2,8%
Battisti ficará em isolamento por um ano em prisão na Sardenha
CNN Brasil será lançado neste ano
Toffoli nega habeas corpus preventivo para Battisti
ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212