Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 ​Governo participa de Atlas Eólico da Paraíba e disponibiliza link para download - Jornal Brasil em Folhas
​Governo participa de Atlas Eólico da Paraíba e disponibiliza link para download


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), participou do desenvolvimento do Atlas Eólico da Paraíba que apresenta detalhadamente os regimes de vento e os respectivos potenciais na geração de energia. Além disso, é um instrumento para a definição de políticas públicas e insere definitivamente a Paraíba na rota mundial de investimentos nacionais e internacionais em energia eólica, contribuindo para incentivar e alavancar o setor e a gerar mais empregos.

O Atlas foi desenvolvido por meio de convênio e de ações integradas entre o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobrás, a Chesf, o Cepel, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel) e o Governo do Estado da Paraíba. A partir desta quinta-feira (5), Atlas está disponibilizado no portal do Governo do Estado, por meio do seguinte endereço: http://paraiba.pb.gov.br/meio-ambiente-dos-recursos-hidricos-e-da-ciencia-e-tecnologia/

O secretário executivo de Energia, Robson Barbosa, espera que o Atlas seja bem explorado porque a Paraíba tem muito o que mostrar na área. “O nosso Estado, além do recurso eólico de qualidade, dispõe de uma infraestrutura com boas estradas, sistemas comunicação nos locais dos sítios; Linhas de Transmissão, existentes e em construção, para escoamento da energia na Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN); agilidade no licenciamento ambiental e políticas de fomento e promoção de energias renováveis, entre outras ações na área”, destacou.

Ainda de acordo com Robson Barbosa, o Atlas indica resultados que a Paraíba possui um potencial eólico. “O nosso Estado tem uma capacidade estimada para instalação em solo firme (onshore) de 10,2 GW a 120 m de altura, em locais com velocidade média superior a 7,5 m/s, o que corresponde, até março de 2018, a mais de 83% de toda a capacidade instalada em energia eólica no Brasil”, acrescentou.

A elaboração do Atlas é de fundamental importância para o fomento e o incentivo ao desenvolvimento de empreendimentos energéticos com base em fontes de energia renovável. A iniciativa contribui para mitigar impactos socioambientais negativos decorrentes da utilização de combustíveis fósseis, e para melhorar o perfil da matriz energética brasileira por meio da inserção de energia limpa.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212