Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 ​Governo participa de reunião sobre novas medidas contra corrupção - Jornal Brasil em Folhas
​Governo participa de reunião sobre novas medidas contra corrupção


O Governo do Estado e demais órgãos de controle público participaram, na manhã desta quinta-feira (5), de reunião sobre Novas Medidas contra a Corrupção, projeto desenvolvido e apresentado pela Transparência Internacional (TI) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O encontro foi realizado na Controladoria Geral da União – CGU, em João Pessoa, e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, por meio da presença de Letácio Tenório e Marconiete Fernandes, da Controladoria Geral do Estado – CGE; Gabriel Aragão, Walber Silva, Fabio de Assis, Fernando Albuquerque da Controladoria Geral da União; André Delgado, do Tribunal de Contas da União – TCU; Hamilton Sobral, da Receita Federal; Petrov Baltar, da Advocacia Geral da União – AGU; Leonardo Quintans, do Ministério Público da Paraíba;Karine Oliveira, do Instituto Soma Brasil; Esmeralda Rodrigues, da União Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle – Unacon; e Ubiratan Pereira, da Transparência Pública de João Pessoa.

Representada por Nicole Verillo e Guilherme France, a instituição Transparência Internacional apresentou um conjunto de medidas denominado “Novas Medidas contra a Corrupção”, um pacote feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) que reúne 84 propostas que esperam contribuir com a discussão de medidas anticorrupção no Brasil. As Novas Medidas propõem a criação de um Sistema Nacional de Combate à Corrupção e Controle Social, além de um Conselho de Estado, que permitirão a contínua formulação de políticas públicas anticorrupção, com a essencial participação da sociedade.

Ao observar o cenário brasileiro e se detectar a falta de uma resposta sistemática de combate à corrupção, a parceria buscou analisar experiências bem sucedidas em outros países e adaptaram-nas à realidade brasileira; além de promover a realização de consultas em cerca de 300 instituições nacionais, a fim que elas contribuíssem apontando quais pontos elas consideravam relevantes para serem incluídos neste pacote de medidas.

“Após as contribuições serem analisadas, entramos em contato com especialistas de todo o Brasil das mais diversas áreas, para que eles elaborassem minutas, minutas de processos de lei, de propostas contra a corrupção, de resoluções, enfim, o que fosse necessário para enfrentar os problemas diagnosticados”, pontou Guilherme France.

Segundo Nicole Verillo, a iniciativa busca não só atingir a participação da sociedade civil, mas também mobilizar órgãos de controle e de combate à corrupção, a fim de que as medidas propostas cheguem aos candidatos a cargos públicos no país, fazendo com que eles se comprometam com o avanço dessas medidas com discussões no congresso.

“O contato com esses órgãos é muito importante. A Paraíba dispõe de uma sociedade civil bastante atuante e de uma organização de órgãos de controle, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), que vai poder contribuir de forma essencial nessa etapa de consulta pública”, afirmou Nicole.

A iniciativa está sendo disseminada em todos os estados do Brasil e para que a sociedade contribua com as 84 Novas Medidas contra a Corrupção, basta acessar o endereço eletrônico:http://novasmedidas.transparenciainternacional.org.br/, até o dia 30 de abril.

Transparência Internacional – TI: Organização global e independente, dedicada à luta contra a corrupção, presente em mais de 100 países.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212