Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Audiência pública debate regularização de terras rurais em Espinosa, no Território Norte - Jornal Brasil em Folhas
Audiência pública debate regularização de terras rurais em Espinosa, no Território Norte


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), realizou nesta sexta-feira (6/4), audiência pública para debater a retomada do processo de regularização de terras rurais no município de Espinosa, no Território Norte.

Entre os dias 7 e 11 de maio, técnicos da Seda vão realizar mutirão para o cadastramento das famílias, que há anos aguardam pela analise dos documentos que comprovam a posse da terra. O trabalho é realizado em parceria com a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), prefeitura municipal, câmara dos vereadores e sindicatos ligados à agricultura familiar.

Transparência

De acordo com o subsecretário de Acesso à Terra da Seda, Geraldo Abreu, diagnóstico do Governo de Minas Gerais identificou uma demanda de cerca de 1.300 cadastros. “Essa retomada busca reencontrar essas pessoas e reestabelecer um processo transparente do processo de regularização fundiária”, disse Abreu.

A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região. Desde a reestruturação do programa, em 2015, o Governo de Minas Gerais já emitiu mais de 2 mil títulos de propriedades rurais.

Na próxima semana, a Seda realizará audiências públicas nos municípios de Padre Carvalho (10/4), Aricanduva e Água Boa.

Acesso à terra

Para o prefeito de Espinosa, Milton Barbosa Lima, é muito importante que os posseiros sejam atendidos. “Tomara que a regularização saia efetivamente para que o pequeno produtor tenha direito a posse do que é seu de fato”, disse.

Em Espinosa, cerca de 80% das famílias que vivem na zona rural possuem apenas o contrato de compra e venda do imóvel, o que não garante o acesso à terra.

“O Estado tem essa dívida com os agricultores familiares e a Seda, que completou recentemente três anos de atividade, tem feito um trabalho brilhante em parceria com a Emater-MG”, disse o gerente regional da Emater-MG, Alberto Magno Cardoso.

Documentos

Para que seja feito o cadastramento nos municípios, a pessoa interessada deve levar os seguintes documentos pessoais (Identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento; atestado de óbito; comprovante de residência; etc).

Para comprovar a posse, é preciso levar declaração comprobatória (Sindicato de Trabalhadores Rurais, Emater-MG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, Prefeitura Municipal); contratos particulares que versem sobre cessão ou transferência, a qualquer título, do imóvel rural; conta de luz; CCIR; ITR; CAR; cartão de produtor rural (inscrição estadual); cadastro perante o IMA, IEF, Igam, etc; fotografias; recibos ou notas fiscais relativos a insumos utilizados na posse; recibos ou notas fiscais relativos a negociação de bens ou produtos agrícolas ou animais; fotografias; entre outros.

Todos os documentos pessoais para cadastramento nos municípios são obrigatórios. No caso da comprovação de posse, o interessado deve levar o maior número possível de comprovantes que tiver. Se não possuir todas, isso não impedirá a sequência do processo.


 

Últimas Notícias

Saúde libera recursos para atender moradores da região de Brumadinho
Justiça determina prisão preventiva de acusado de espancar paisagista
Irmão de mulher espancada diz que ainda está chocado com a violência
Flamengo pede mais prazo para decidir sobre indenização de vítimas
Profissionais que atuaram em Brumadinho serão monitorados
Auditores descobrem 158 Kg de cocaína na fronteira com a Bolívia
Governo determina medidas de precaução para barragens em todo o país
Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212