Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Audiência pública debate regularização de terras rurais em Espinosa, no Território Norte - Jornal Brasil em Folhas
Audiência pública debate regularização de terras rurais em Espinosa, no Território Norte


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), realizou nesta sexta-feira (6/4), audiência pública para debater a retomada do processo de regularização de terras rurais no município de Espinosa, no Território Norte.

Entre os dias 7 e 11 de maio, técnicos da Seda vão realizar mutirão para o cadastramento das famílias, que há anos aguardam pela analise dos documentos que comprovam a posse da terra. O trabalho é realizado em parceria com a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), prefeitura municipal, câmara dos vereadores e sindicatos ligados à agricultura familiar.

Transparência

De acordo com o subsecretário de Acesso à Terra da Seda, Geraldo Abreu, diagnóstico do Governo de Minas Gerais identificou uma demanda de cerca de 1.300 cadastros. “Essa retomada busca reencontrar essas pessoas e reestabelecer um processo transparente do processo de regularização fundiária”, disse Abreu.

A ação faz parte da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região. Desde a reestruturação do programa, em 2015, o Governo de Minas Gerais já emitiu mais de 2 mil títulos de propriedades rurais.

Na próxima semana, a Seda realizará audiências públicas nos municípios de Padre Carvalho (10/4), Aricanduva e Água Boa.

Acesso à terra

Para o prefeito de Espinosa, Milton Barbosa Lima, é muito importante que os posseiros sejam atendidos. “Tomara que a regularização saia efetivamente para que o pequeno produtor tenha direito a posse do que é seu de fato”, disse.

Em Espinosa, cerca de 80% das famílias que vivem na zona rural possuem apenas o contrato de compra e venda do imóvel, o que não garante o acesso à terra.

“O Estado tem essa dívida com os agricultores familiares e a Seda, que completou recentemente três anos de atividade, tem feito um trabalho brilhante em parceria com a Emater-MG”, disse o gerente regional da Emater-MG, Alberto Magno Cardoso.

Documentos

Para que seja feito o cadastramento nos municípios, a pessoa interessada deve levar os seguintes documentos pessoais (Identidade, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento; atestado de óbito; comprovante de residência; etc).

Para comprovar a posse, é preciso levar declaração comprobatória (Sindicato de Trabalhadores Rurais, Emater-MG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS, Prefeitura Municipal); contratos particulares que versem sobre cessão ou transferência, a qualquer título, do imóvel rural; conta de luz; CCIR; ITR; CAR; cartão de produtor rural (inscrição estadual); cadastro perante o IMA, IEF, Igam, etc; fotografias; recibos ou notas fiscais relativos a insumos utilizados na posse; recibos ou notas fiscais relativos a negociação de bens ou produtos agrícolas ou animais; fotografias; entre outros.

Todos os documentos pessoais para cadastramento nos municípios são obrigatórios. No caso da comprovação de posse, o interessado deve levar o maior número possível de comprovantes que tiver. Se não possuir todas, isso não impedirá a sequência do processo.


 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212