Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Dez de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Especialistas discutem criação de Regiões Metropolitanas em Minas Gerais - Jornal Brasil em Folhas
Especialistas discutem criação de Regiões Metropolitanas em Minas Gerais


O Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru), em parceria com a Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), reuniu técnicos e especialistas para discutir a criação de Regiões Metropolitanas em Minas Gerais, seus efeitos e motivações.

Responsável por estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política de Desenvolvimento Regional e Urbano em Minas Gerais e, ainda, por manifestar-se sobre propostas de alteração da legislação pertinente, o Conselho realizou o seminário “O crescimento brasileiro e suas metrópoles: a instituição de unidades territoriais urbanas”.

O evento teve como principal objetivo subsidiar as discussões sobre os Projetos de Lei Complementar, em tramitação na Assembleia Legislativa, que pretendem instituir Regiões Metropolitanas em Minas Gerais e regulamentar a Aglomeração Urbana no estado, além de outras unidades regionais.

O secretário de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, que abriu o seminário, reafirmou a importância deste colegiado para a discussão do tema. “Aqui, temos um corpo técnico experiente, apto para emitir orientações e recomendações sobre a aplicação dos instrumentos de regulação e planejamento urbano e auxiliar o Estado na sua implementação”, disse.

Na sequência, a diretora geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), Flávia Mourão, falou sobre a experiência da instituição da RMBH, os avanços e limitações da sua gestão e destacou que a integração dos municípios é o caminho para o desenvolvimento da região.

“O desenvolvimento de cada município depende do que acontece no seu entorno e tudo depende de planejamento, por isso elaboramos o nosso Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI), que envolve todos os municípios”, afirmou.

Panoramas históricos e estudos técnicos subsidiaram as discussões

O doutorando em Economia do Cedeplar/UFMG, Renan Almeida, falou sobre o processo de urbanização brasileiro e a estratégia de crescimento adotada pelo Brasil, que culminou na formação dos grandes centros urbanos e na série de problemas que enfrentamos hoje, como déficit habitacional, saneamento precário, fragilidade da mobilidade urbana, entre outros tópicos.

Já a doutora e professora da Escola de Arquitetura da UFMG, Jupira de Mendonça, discorreu sobre a tendência aglomerativa do capitalismo que acaba por criar dificuldades para o cumprimento das funções públicas, trazendo consequências para a rede de cidades e a necessidade de inovar os arranjos institucionais para enfrentar esses problemas.

Diante deste desafio, o consultor legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Gustavo Machado, falou sobre as diversas unidades regionais em que os municípios podem se organizar para exercer suas funções públicas e solucionar os problemas supramunicipais, como os Consórcios e os Arranjos Metropolitanos.

Com base nas discussões, o Conedru poderá emitir orientações e recomendações aos projetos de lei, além de propor diretrizes e alterações na legislação e/ou na política de desenvolvimento regional e urbano Estadual.


 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio entrega título de Cidadã Goiana a cantora Joelma
Fundo Nacional do Idoso é aprovado na Câmara
Aval do TCU é suficiente para cessão onerosa, dizem técnicos da Corte
Acordo possibilitará investimentos privados em segurança pública
Vazamento de óleo afetará reprodução da fauna em mangue, diz ONG
Temer e Bolsonaro lamentam tragédia em Campinas
Jungmann coloca PF à disposição para apuração de caso de Campinas
Ministro da Cultura inicia comemorações aos 200 anos da independência

MAIS NOTICIAS

 

Novo crediário para cartão é estudado para 2019, diz Febraban
 
 
Demanda por bens industriais cresce 0,3% em outubro
 
 
Diálogo Brasil debate projeto Escola sem Partido
 
 
Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social
 
 
Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus
 
 
ONG homenageia policiais militares mortos no estado do Rio

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212