Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 ‘Vitrine do artesanato brasileiro’ expõe peças de Mato Grosso - Jornal Brasil em Folhas
‘Vitrine do artesanato brasileiro’ expõe peças de Mato Grosso


O artesanato de Mato Grosso está presente na 10ª edição do Salão do Artesanato, que ocorre de 04 a 08 de abril, em Brasília (DF). Considerado um dos mais importantes eventos de divulgação do artesanato brasileiro, o Salão conta este ano com a participação de 19 estados e, conforme a organização, são esperadas cerca de 80 mil pessoas até o último dia.

A adjunta de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a convite do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, participa da Feira em um estande de 50m² e conta com a presença de três artesãos mato-grossenses, sendo elas, a D. Francisca representando a fauna e a flora com pássaros e animais em raízes, sementes, coco e massa fria; a Ernandes que levou itens em tecelagem; e a Neulione com artigos da cultura indígena.

Para reforçar ainda mais o estoque de exposição, três associações municipais também foram envolvidas com a ação: Alta Floresta (Bio Joias); Barra do Bugres (indígenas) e Poconé (arpilheria), além de também contemplar artesãos de Cuiabá (madeira, couro e cerâmica), de Várzea Grande (tecelagem), de Guarantã do Norte (cerâmica), de Barra do Garças e de São Félix do Araguaia (indígenas). Indiretamente são beneficiados mais de 40 artesãos de todo o estado com o evento.

A Superintendente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor da Sedec, Carolinne Luz, explica que o Programa Federal vem permitindo que o segmento do artesanato ganhe mais força, seja por meio de políticas públicas ou de investimentos. “Um exemplo é essa feira com entrada gratuita que só acontece porque o PAB que realiza. No nosso caso, o governo fica encarregado da divulgação e articulação com a classe e com o transporte dos materiais para o evento e apoio, mas, são os artesãos que bancam suas despesas. Há 10 anos participamos do Salão e sempre tem gente interessada porque é boa para vender e fazer novos contatos, pois, circula gente de todo o mundo, de países como o Líbano, a África do Sul e o Peru, por exemplo. Sempre vendemos muito bem, então acaba compensando o investimento”, pondera.

O 10º Salão do Artesanato terá ainda gastronomia, show de danças e músicas regionais, oficinas de mestres artesãos, shows com artistas de destaque no cenário regional, apresentações de danças tradicionais e outras manifestações folclóricas.

 

Últimas Notícias

Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida
Bolsonaro reitera que decisão sobre médicos cubanos é humanitária

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212