Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 ‘Vitrine do artesanato brasileiro’ expõe peças de Mato Grosso - Jornal Brasil em Folhas
‘Vitrine do artesanato brasileiro’ expõe peças de Mato Grosso


O artesanato de Mato Grosso está presente na 10ª edição do Salão do Artesanato, que ocorre de 04 a 08 de abril, em Brasília (DF). Considerado um dos mais importantes eventos de divulgação do artesanato brasileiro, o Salão conta este ano com a participação de 19 estados e, conforme a organização, são esperadas cerca de 80 mil pessoas até o último dia.

A adjunta de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a convite do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, participa da Feira em um estande de 50m² e conta com a presença de três artesãos mato-grossenses, sendo elas, a D. Francisca representando a fauna e a flora com pássaros e animais em raízes, sementes, coco e massa fria; a Ernandes que levou itens em tecelagem; e a Neulione com artigos da cultura indígena.

Para reforçar ainda mais o estoque de exposição, três associações municipais também foram envolvidas com a ação: Alta Floresta (Bio Joias); Barra do Bugres (indígenas) e Poconé (arpilheria), além de também contemplar artesãos de Cuiabá (madeira, couro e cerâmica), de Várzea Grande (tecelagem), de Guarantã do Norte (cerâmica), de Barra do Garças e de São Félix do Araguaia (indígenas). Indiretamente são beneficiados mais de 40 artesãos de todo o estado com o evento.

A Superintendente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor da Sedec, Carolinne Luz, explica que o Programa Federal vem permitindo que o segmento do artesanato ganhe mais força, seja por meio de políticas públicas ou de investimentos. “Um exemplo é essa feira com entrada gratuita que só acontece porque o PAB que realiza. No nosso caso, o governo fica encarregado da divulgação e articulação com a classe e com o transporte dos materiais para o evento e apoio, mas, são os artesãos que bancam suas despesas. Há 10 anos participamos do Salão e sempre tem gente interessada porque é boa para vender e fazer novos contatos, pois, circula gente de todo o mundo, de países como o Líbano, a África do Sul e o Peru, por exemplo. Sempre vendemos muito bem, então acaba compensando o investimento”, pondera.

O 10º Salão do Artesanato terá ainda gastronomia, show de danças e músicas regionais, oficinas de mestres artesãos, shows com artistas de destaque no cenário regional, apresentações de danças tradicionais e outras manifestações folclóricas.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212