Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Audiência pública discute municipalização do Distrito Industrial - Jornal Brasil em Folhas
Audiência pública discute municipalização do Distrito Industrial


Foi realizada na noite desta terça (03.04), a primeira audiência pública para discussão sobre a municipalização do Distrito Integrado, Industrial e Comercial de Cuiabá (DIICC). A intenção é que, após concluídas todas as etapas legais, a operacionalização e a gestão do Distrito passem a ser feitas diretamente pelo poder municipal. Atualmente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é a responsável.

A reunião contou com a participação do secretário da Sedec, Carlos Avalone, do adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Lucas Barros e do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e da presidente da Associação das Empresas do Distrito, Margareth Buzetti, entre outros.

Cenário

Lucas Barros apresentou dados e informações gerais sobre o DIICC, que hoje possui 228 empresas implantadas, 43 em processo de implantação e 26 reservas de areas, divididas em atividades como armazenamento de cereais, comércio varejista e atacadista, construção civil produtos cerâmicos, indústria química e transporte de cargas, dentre outras. Hoje, o funcionamento do Distrito gira em torno de 70% e gera cerca de 4.746 empregos direitos.

Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá enviou para a Sedec um ofício solicitando a doação da área para gestão administrativa do DIICC. A partir daí, como explica Avalone, começaram as conversas que também envolveram o governador. “Após receber a demanda, procurei o governador e ele entendeu que a política industrial deve ser feita pelo Governo, visando a discussão de uma política macro, para atração de investimentos. Porém, cada município deve preparar o seu plano de atração para ajudar o poder estadual e trabalharmos em parceria”, esclareceu. Ele e lembrou que em outras ocasiões, o Governo já doou áreas e administração de polos industriais, citando o caso do Distrito de Rondonópolis que foi municipalizado em 2003/04.

Gestão municipal

Para o Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro a questão da municipalização do Distrito é um sonho antigo e a proximidade do aniversário da capital é um momento oportuno. “A nossa gestão está empenhada em contribuir para fortalecer o principal polo econômico, gerador de emprego e renda da cidade. Os problemas municipais devem ser resolvidos aqui, a prefeitura precisa se fazer presente, vivenciar o dia a dia, escutando, buscando soluções. A União e o Estado em comum acordo devem buscar atender às demandas municipais, serem parceiros”, argumentou.

De acordo com informações da assessoria da Prefeitura, em pouco mais de um ano de gestão, o executivo já destinou para o distrito industrial melhorias na infraestrutura, como por exemplo, a implantação de sete quilômetros de extensão de rede de iluminação pública, mutirão de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, as operações tapa-buraco, os recentes êxitos na elaboração da nova Lei da Publicidade e ainda a desburocratização na emissão de alvarás para os empresários, além de muitos outros projetos que estão previstos, como a construção de uma creche e do Parque dos Trabalhadores que será lançado ainda este mês pelo prefeito.

Uma vez concluído o debate com a sociedade, será feita uma Minuta do Projeto de Lei de Doação e outra do Decreto, por fim, toda a documentação será enviada para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que fará as considerações e, se aprovar, enviará para apreciação na Casa Civil.

Para que o Município consiga a doação definitiva da gestão da área pelo Governo estadual o projeto deverá ser votado pelos deputados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

Últimas Notícias

Submarino argentino é encontrado um ano e um dia após desaparecimento
Parlamento cubano rejeita resolução da Eurocâmara sobre direitos human
Incêndio da Califórnia registra 74 mortos e mais de mil desaparecidos
Livro mistura suspense e fantasia em reflexão sobre violência no país
EBC e Fundação Getulio Vargas firmam acordo para revitalizar acervo
Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado
Belo Horizonte tem previsão de mais chuva; temporais já mataram quatro
Prefeito de Mariana diz que não desistirá de ação no Reino Unido

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212