Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação - Jornal Brasil em Folhas
Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação


Ambiente muito mais humanizado com respostas efetivas na saúde dos pacientes internados. Este é o propósito do projeto Saudarte lançado nesta quarta-feira (04.04) pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Saúde no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e que deverá percorrer inicialmente os hospitais públicos da Baixada Cuiabana.

Com o apoio voluntário de personagens do mundo cultural, o projeto leva para dentro dos hospitais públicos o teatro, literatura, entre outras ações e produtos que permitam momentos de descontração àqueles que estão num leito em tratamento de saúde e também para os profissionais que trabalham na unidade.

Esta primeira edição do Saudarte contou com a participação do grupo de teatro Tibanaré, do ator Ilson de Oliveira e do escritor, poeta, historiador, membro da Academia Mato-grossense de Letras – entre outros títulos -, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho.

Erson Figueiredo de Carvalho está internado desde o dia 4 de março em uma das enfermarias da ala masculina do Metropolitano. Ele caiu quando passava óleo na madeira do telhado de uma casa no bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande. O paciente teve alguns momentos de diversão com a presença do grupo do Saudarte. “Ainda mais pra mim que estou aqui há trinta dias esperando a recuperação. Eles são bastante engraçados”, disse, esboçando um sorriso.

Um paciente que está há um ano internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital teve a oportunidade de ouvir o imortal Sebastião Carlos Gomes de Carvalho declamar uma poesia do seu livro Pássaros Sonhadores. Lúcido, o paciente não pode falar, porém seu olhar e sorriso revelaram sua satisfação. “Poder trazer um pouco de alento aos pacientes deste hospital é uma grande oportunidade. Com certeza, ao final desta ação, sairei muito melhor daqui”, afirmou o poeta Sebastião Carlos.

Diretor clínico do Hospital Metropolitano, o médico intensivista Fábio Liberali reconheceu a importância de iniciativas como esta. “Momentos de alegria em ambiente de internação podem levar o paciente a ter alta mais cedo, a usar menos remédio e ter menos intercorrência. Este projeto é excepcional porque vai trazer dois benefícios: bem-estar para os pacientes e melhorar os indicadores do hospital”, afirmou.

Liberali vai além ao classificar o Saudarte como uma importante ferramenta de promoção da saúde. “A felicidade é diretamente proporcional à saúde. A pessoa feliz tem menos doenças, menos depressão, alergia, controla melhor a pressão, reduz o estresse e tem menos câncer”, comparou o diretor.

O projeto Saudarte volta ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande nesta sexta-feira, às 16h, com o artista plástico Valques Rodrigues e o ator Lioniê Vitório que, entre outros personagens, interpreta o personagem Nico na dupla Nico e Lau.

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212