Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação - Jornal Brasil em Folhas
Projeto leva alegria a pacientes e ajuda na redução do tempo de internação


Ambiente muito mais humanizado com respostas efetivas na saúde dos pacientes internados. Este é o propósito do projeto Saudarte lançado nesta quarta-feira (04.04) pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Saúde no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e que deverá percorrer inicialmente os hospitais públicos da Baixada Cuiabana.

Com o apoio voluntário de personagens do mundo cultural, o projeto leva para dentro dos hospitais públicos o teatro, literatura, entre outras ações e produtos que permitam momentos de descontração àqueles que estão num leito em tratamento de saúde e também para os profissionais que trabalham na unidade.

Esta primeira edição do Saudarte contou com a participação do grupo de teatro Tibanaré, do ator Ilson de Oliveira e do escritor, poeta, historiador, membro da Academia Mato-grossense de Letras – entre outros títulos -, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho.

Erson Figueiredo de Carvalho está internado desde o dia 4 de março em uma das enfermarias da ala masculina do Metropolitano. Ele caiu quando passava óleo na madeira do telhado de uma casa no bairro Nova Fronteira, em Várzea Grande. O paciente teve alguns momentos de diversão com a presença do grupo do Saudarte. “Ainda mais pra mim que estou aqui há trinta dias esperando a recuperação. Eles são bastante engraçados”, disse, esboçando um sorriso.

Um paciente que está há um ano internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital teve a oportunidade de ouvir o imortal Sebastião Carlos Gomes de Carvalho declamar uma poesia do seu livro Pássaros Sonhadores. Lúcido, o paciente não pode falar, porém seu olhar e sorriso revelaram sua satisfação. “Poder trazer um pouco de alento aos pacientes deste hospital é uma grande oportunidade. Com certeza, ao final desta ação, sairei muito melhor daqui”, afirmou o poeta Sebastião Carlos.

Diretor clínico do Hospital Metropolitano, o médico intensivista Fábio Liberali reconheceu a importância de iniciativas como esta. “Momentos de alegria em ambiente de internação podem levar o paciente a ter alta mais cedo, a usar menos remédio e ter menos intercorrência. Este projeto é excepcional porque vai trazer dois benefícios: bem-estar para os pacientes e melhorar os indicadores do hospital”, afirmou.

Liberali vai além ao classificar o Saudarte como uma importante ferramenta de promoção da saúde. “A felicidade é diretamente proporcional à saúde. A pessoa feliz tem menos doenças, menos depressão, alergia, controla melhor a pressão, reduz o estresse e tem menos câncer”, comparou o diretor.

O projeto Saudarte volta ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande nesta sexta-feira, às 16h, com o artista plástico Valques Rodrigues e o ator Lioniê Vitório que, entre outros personagens, interpreta o personagem Nico na dupla Nico e Lau.

 

Últimas Notícias

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro
Marcha da Consciência Negra pede democracia, direitos e fim do racismo
Bolsonaro diz que vai seguir normas legais para indicação à PGR
Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa é arquivado do Senado
Conselho de Ética da Câmara arquiva representação contra Laerte Bessa
Reunião do Escola sem Partido é novamente suspensa em comissão mista
Eunício e equipe do futuro governo voltam a discutir cessão onerosa
Brasil encerra o ano com vitória sobre Camarões por 1 a 0

MAIS NOTICIAS

 

Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
 
 
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
 
 
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
 
 
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados
 
 
Bolsonaro confirma Mandetta para a Saúde
 
 
México habilita 26 empresas brasileiras para compra de carne de frango

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212