No Reino Unido consumimos incríveis cinco bilhões de banana por ano, mas de acordo com a organização ambiental WRAP, nós, como nação, também jogamos fora 1,4 milhões delas por dia com muito mais sendo desperdiçado durante o transporte.
Atualmente os padrões industriais exigem que as bananas estejam verdes durante o transporte e distribuição, ou seja, qualquer banana que tenha amadurecido é considerada invendável sendo descartada. Além disso, muitas pessoas em casa jogam fora bananas ainda perfeitas para o consumo.
Para enfrentar o problema e reduzir o desperdício de alimentos, uma companhia desenvolveu um sistema de filtragem projetado para prolongar a vida verde da banana, fazendo com que mais da fruta favorita da nação chegue à nossa terra sem ir para o lixo.
Após uma avaliação do filtro, criado pela companhia It´s Fresh!, pesquisadores disseram que se apenas um pequeno número de exportadores começasse a usar essa tecnologia, evitaria que aproximadamente 251 milhões de bananas do total das exportações mundiais fossem descartadas a cada ano.
Na Costa Rica foram feitos uma série de testes independentes pós-colheita para averiguar se o filtro era realmente capaz de prolongar a vida da fruta. O filtro, um material respirável, é colocado junto com as bananas antes do embarque, alterando o ambiente em que são transportadas.
Os resultados demonstraram que o filtro absorve o etileno – hormônio do amadurecimento – do local em que as bananas se encontram com sucesso, além de ser mais eficiente e ecológico do que outros meios alternativos que vêem sendo utilizados. O filtro dobrou a vida verde das bananas para uma média de 70 dias.
|