Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Jun de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Distrito Federal confirma uma morte por H1N1 - Jornal Brasil em Folhas
Distrito Federal confirma uma morte por H1N1


Um homem de 54 anos é a primeira morte confirmada no Distrito Federal (DF) em decorrência de infecção pelo vírus influenza A, do subtipo H1N1, em 2018. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11) pelo secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, em entrevista coletiva.

A morte do paciente, que também tinha doença hematológica (sanguínea), ocorreu no final de março, no Hospital Regional da Ceilândia, mas a causa só foi confirmada essa semana pela Secretaria. Outros dois casos da doença já notificados evoluíram para cura das pessoas infectadas.

Temos esse ano o vírus H1N1 comprovadamente circulando no DF e trata-se de um vírus potencialmente mais grave que o H3N2 [outro subtipo da influenza], que é o vírus mais comum. Nossa principal preocupação é com as crianças, principalmente as menores, destacou o secretário.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começará no próximo dia 23 e, no DF, o objetivo é imunizar um público-alvo de 708 mil pessoas. Fazem parte desse grupo, considerado de risco, as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, indígenas, profissionais de saúde, de educação e a população do sistema prisional e socioeducativo.

É importante que toda a população alvo compareça às unidades básicas de saúde a partir do dia 23 de abril. A vacinação que á forma mais eficaz de prevenção da gripe por influenza, acrescentou Humberto Fonseca. O dia D da campanha será em 12 de maio, um sábado em que 104 postos de saúde estarão abertos para atender a população de Brasília.

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF, referente ao período de 31 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018, registra 223 casos de síndrome respiratória aguda grave – 164 deles em moradores da capital federal. Desses 164, em 76 foram detectados vírus respiratórios. Além da morte de um homem por H1N1, também foi registrado o óbito de uma criança menor de 1 ano, causado por metapneumovírus.

Retorno do H1N1

O DF volta a notificar infecção por vírus H1N1 depois de passar o ano de 2017 sem registrar nenhum caso da doença na região. Para Marcus Quito, subsecretário de Vigilância em Saúde do governo distrital, o aumento na circulação do vírus está relacionado a fatores ambientais, populacionais e situações de oportunidade, quando o vírus entra em contato com pessoas não imunizadas. As mudanças de estação climática e de temperaturas também favorecem um crescimento na incidência de infecções virais.

Segundo o subsecretário, os sintomas da gripe são praticamente os mesmos entre os diversos tipos de vírus: febre súbita, dor de garganta, dor de cabeça e secreção, entre outros. Quem estiver infectado deve observar o agravamento dos sintomas iniciais. No momento em que a pessoa passa a ter dificuldade respiratória maior, aí deve procurar uma unidade de saúde, alerta.

Cuidados

De acordo com Maria Beatriz Ruy, diretora de Vigilância Epidemiológica do DF, a vacina contra a gripe tem 99% de eficácia e seu principal objetivo é imunizar contra as formas mais graves da doença, aquelas que podem levar à morte. A vacinação não impede de contrair gripe, apenas as formas mais graves.

Segundo a diretora, além da imunização, as pessoas devem manter as mãos sempre limpas e usar lenços de papel ao tossir ou espirrar, evitando o uso das mãos e lenços de pano. Também devem evitar compartilhamento de utensílios de uso pessoal e manter o ambiente de trabalho e o doméstico sempre arejados e limpos. Para as crianças, é recomendável evitar grandes aglomerações de pessoas.

Edição: Lidia Neves

 

Últimas Notícias

Temer participa da Cúpula do Mercosul em Assunção
Mais de 400 pessoas recebem atendimentos médicos especializados em ação da Saúde
Gustavo Mendanha prestigia posse da nova diretoria da Fecomércio-GO
Mesmo com redução da Selic, juros do crédito caem em ritmo lento
Cai percentual de estudantes que querem ser professores, diz OCDE
Colombianos vão às urnas para escolher novo presidente
Mega-Sena acumula e pagará R$ 35 milhões; veja as dezenas sorteadas
Pelo grupo do Brasil, Sérvia vence Costa Rica

MAIS NOTICIAS

 

Pelo grupo do Brasil, Sérvia vence Costa Rica
 
 
Justiça Federal aceita 24ª denúncia contra ex-governador Sérgio Cabral
 
 
Copa do Mundo altera rotina de comissões e de visitas no Congresso
 
 
Carioca ainda aguarda estreia do Brasil para entrar no clima da Copa
 
 
Torcida acredita em vitória do Brasil, mas sem muita euforia
 
 
Neymar afirma que não tem medo de sonhar grande

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212