Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Festival traz 55 documentários para Rio e São Paulo em sessões gratuitas - Jornal Brasil em Folhas
Festival traz 55 documentários para Rio e São Paulo em sessões gratuitas


A primeira exibição da 23ª edição do Festival É Tudo Verdade ocorre na noite de hoje (11), no Auditório do Parque Ibirapuera, zona sul paulistana. Os convidados vão assistir Adoniran – Meu nome é João Rubinato. O longa-metragem dirigido por Pedro Serrano narra a vida e a obra de um dos mais importantes sambistas paulistas.

A narrativa é construída a partir do acervo pessoal do artista, imortalizado em sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, além de imagens raras de arquivo e depoimentos de amigos e parentes. O filme traça ainda um paralelo entre a cidade nas décadas de 1950 e 1960 e a São Paulo de hoje.

Programação no Rio e em São Paulo

Ao todo, serão 55 documentários entre curtas e longas, nacionais e internacionais. Entre os longas, o público vai poder ver 14 filmes nacionais inéditos. Na capital paulista, as sessões ocorrem em quatro locais: no Itau Cultural, no Sesc 24 de Maio, no Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles. No Rio de Janeiro a programação pode ser vista no Instituto Moreira Salles e na Estação Net Botafogo. O festival é todo gratuito.

A abertura da mostra na capital fluminense será amanhã (12) com a exibição de Carvana, na cinemateca do Museu de Arte Moderna. Com direção de Lulu Corrêa, o longa retrata os 60 anos de carreira do ator e diretor Hugo Carvana. Estão reunidas entrevistas desde a década de 1970 até os últimos meses de vida em 2014. Além da trajetória como ator, que chegou a grandes sucessos na televisão, tem destaque também a contribuição de Carvana para o cinema, junto com nomes de destaque do cinema novo, como Glauber Rocha, Ruy Guerra e Julio Bressane.

Política nacional e internacional

Ainda entre as produções brasileiras, está Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho. O documentário traça um panorama atual das mortes causadas pela ação da polícia no Rio de Janeiro, em especial os casos classificados como legítima defesa.

Outro fenômeno contemporâneo é explorado em Ex-Pajé. Aqui, o foco é a história de Perpera, um pajé respeitado do povo Paiter Suruí, que começa a se sentir rejeitado a partir da evangelização da comunidade onde vive.

Na mostra internacional, o longa argentino Amarra Seu Arado a Uma Estrela conta a história de outro filme, o documentário sobre os 30 anos da morte de Che Guevara rodado por Fernando Birri em 1997. Ao perceber a importância daquele momento, a diretora Carmen Guarini registrou os encontros com o mestre do cinema latino-americano, que morreu no ano passado, aos 92 anos.

A Batalha de Argel, um Filme Dentro da História também é uma produção que fala sobre outra. Nele, o argelino Malek Bensmaïl resgata a trajetória da obra dirigida pelo italiano Gillo Pontecorvo em 1965 recontando os eventos ocorridos dez anos antes, quando o povo da Argélia se insurgiu contra o domínio colonial francês. O filme italiano, grande título do cinema político, chegou a ser censurado em diversos países, inclusive no Brasil.

A programação completa da mostra pode ser está disponível na página do evento na internet.

Edição: Denise Griesinger

 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Inep divulga notas do Enem na sexta-feira
Bolsonaro sanciona Lei do Orçamento 2019 de mais de R$ 3,3 trilhões
Parlamento venezuelano aprova acordo para entrada de ajuda humanitária
Imigrantes hondurenhos sofrem com obstáculos para passagem de caravana
Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212